A menos de um mês para os quatro concertos anunciados pela banda de música Coldplay, Coimbra começa os preparativos para os receber, numa cidade em que o número de habitantes( 140 mil) é inferior ao número de espectadores esperados para os dias 17,18,20 e 21 de maio ( cerca de 220 mil).
A atuação insere-se na “Music of the Spheres”, digressão que a banda está a fazer pelo mundo.
Depois de Coimbra, segue-se ainda Barcelona, Manchester, Milão, Gotemburgo e, para finalizar a tour europeia, Amesterdão-
Por cá, esta digressão tem dado muito que falar, sobretudo pelas dúvidas em torno do impacto e do retorno para o concelho.
Vamos a contas
A Câmara Municipal de Coimbra, através de um comunicado emitido no seu portal oficial, pretendeu acabar com os boatos e dúvidas que pairavam no ar pelas ruas de Coimbra, revelando, o tanto quanto possível, os detalhes do contrato.
“Reconhecendo a grande projeção internacional dos Coldplay, e o relevante interesse municipal do evento, o Município de Coimbra concede à Everything is New um apoio financeiro como contrapartida pela seleção, escolha e promoção da cidade de Coimbra e do Estádio de Cidade de Coimbra para a realização dos espetáculos, num montante de €110.000 (cento e dez mil euros) por cada concerto, o que perfaz um valor global de €440.000 (quatrocentos e quarenta mil euros)”, pode ler-se no comunicado.
Apesar de públicos-alvo completamente diferentes, a CM Coimbra comparou o valor desta verba com o do Rally de Portugal, afirmando que “Essa avaliação económica não está feita, mas recordo que, quando fizemos um investimento semelhante para a super especial do Rali [de Portugal], um investimento que foi da mesma ordem de grandeza, tivemos um retorno para a cidade de cerca de vários milhões de euros, cerca de meia dúzia de milhões de euros. Portanto, não há dúvida nenhuma sobre o retorno financeiro”.

João Fonte, 20 anos, natural da Póvoa de Varzim. Atualmente frequento o 3º ano da licenciatura em Gestão na FEP e pretendo seguir mestrado em Finanças. Com um gosto particular pela aventura e a descoberta de novos horizontes, estou a realizar mobilidade internacional, através do programa Erasmus +, na School of Economics and Business Ljubjana. Dado o meu interesse pela área financeira, ingressei na Meu Capital em março de 2022. Tem sido uma experiência fantástica, através da qual tenho aprendido a saber gerir melhor o meu tempo e a aprender sempre mais sobre uma das áreas mais interessantes a nível mundial.