O Rally de Portugal 2022, que atravessou 15 concelhos das regiões norte e centro do país, gerou um impacto económico de mais de 153,7M€, um acréscimo de 12,5M€ (8,9%) face à edição de 2019.
Rally de Portugal 2022
O Rally de Portugal 2022 realizou-se no fim-de-semana de 19 a 22 de maio de 2022 e contou com a presença de muitos, mas mesmo muitos apaixonados pelo automobilismo.
Tudo começou na quinta-feira com o habitual shakedown em que são na verdade um treino oficial. É na shakedown que os pilotos e mecânicos testam os últimos pormenores de afinação dos carros.
Seguiu-se Coimbra como primeiro troço onde os pilotos tiveram que correr. A cidade dos estudantes foi , assim, pela primeira vez, a anfitriã da Super Especial do Rally de Portugal.
Já na sexta-feira dia 20 de maio, tivemos um conjunto de cidades no centro do país a recolher o Rally, começando na Lousã e terminando na Lousada.
Já na manhã de sábado, os pilotos tiveram de enfrentar adversidades meteorológicas em zonas como Vieira do Minho, Amarante, culminando na cidade invicta do Porto.
No último dia de decisão, coube a Fafe ser a cidade escolhida para a power stage.A power stage foi introduzida nas provas do WRC em 2011, como bónus adicional na última etapa de cada rali. Os cinco pilotos mais rápidos recebem pontos adicionais no campeonato, mesmo que terminem a prova fora dos lugares pontuáveis para o Mundial.
Mas então qual o impacto económico?
A receita fiscal sobre o consumo gerado no Rally de Portugal superou os 18,2 milhões de euros, só entre IVA e ISP, permitindo ao Estado resgatar 24 % do impacto económico direto da prova.
Para o impacto total também contribuem os valores económicos da projeção do evento e de Portugal através dos media, a qual estima o valor monetário das notícias difundidas pelos media nacionais e internacionais, a qual totalizou 77.714.339 euros (quase 78 milhões de euros), entre canais de televisão, meios digitais, imprensa e rádio.
O tempo total de transmissões televisivas da prova cresceu 18,7 % face ao ano passado, colocando o Rally de Portugal como “um dos três eventos com maior cobertura televisiva” do Campeonato do Mundo FIA (WRC).

João Fonte, 20 anos, natural da Póvoa de Varzim. Atualmente frequento o 3º ano da licenciatura em Gestão na FEP e pretendo seguir mestrado em Finanças. Com um gosto particular pela aventura e a descoberta de novos horizontes, estou a realizar mobilidade internacional, através do programa Erasmus +, na School of Economics and Business Ljubjana. Dado o meu interesse pela área financeira, ingressei na Meu Capital em março de 2022. Tem sido uma experiência fantástica, através da qual tenho aprendido a saber gerir melhor o meu tempo e a aprender sempre mais sobre uma das áreas mais interessantes a nível mundial.