Calçado português marca presença em Milão

Fonte da imagem: Zankyou

Toda a economia global vive um momento de grande incerteza. Por essa razão, 33 empresas de calçado português vão marcar presença na maior feira de calçado do mundo, em Milão.

São várias as marcas portuguesas de calçado que estarão em Milão, na maior feira de calçado do mundo, para apresentar a sua coleção de inverno. 

Contudo, nem tudo o que justifica a sua presença são boas notícias. A par do resto do Mundo, também as fábricas portuguesas tentam contrariar o abrandamento das encomendas e o disparo nos custos de produção.

Na indústria do calçado, a subida dos preços das matérias-primas e componentes, da fatura da energia e até mesmo da mão-de-obra em Portugal começam a fazer pressão com os acréscimos de custos

Após terem tentado absorver parte destes aumentos, as empresas portuguesas procuram, agora, tirar proveito do lançamento das coleções de inverno na Micam – maior feira do setor a nível mundial.

Uma das empresas portuguesa que estará em Milão será a Centenário, que mais uma vez marcará a sua presença habitual na Micam.

A Centenário fica situada na Vila de Cucujães, no concelho de Oliveira de Azeméis, emprega 70 pessoas e produz 70 a 80 mil pares de sapatos por ano, com um preço médio final ao consumidor que ronda os 250 euros. Desta produção, a empresa de Oliveira de Azeméis exporta 95% para a Holanda, Espanha, EUA ou França. 

Já outra empresa, situada em Felgueiras, a Joseli, também marcará presença na Micam. A empresa que produz cerca de 2.500 pares de sapatos por dia, faturou 17 milhões de euros em vendas, no ano 2022. Como principais destinos compradores da marca surge a Alemanha, Holanda e Dinamarca. Contudo, é a produção para outras marcas o grande foco do grupo, sendo que esta representa 90% do seu negócio.

Face ao período pré-pandémico, os sapatos da Joseli estão entre 20% a 25% mais caros. 

São várias as empresas que têm visto as suas margens serem esmagadas quando tentam suportar o aumento das matérias-primas. Desta forma, a Micam pode ser uma forte oportunidade para o calçado português.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img