Instituto Pedro Nunes coloca Coimbra no mapa global de inovação e empreendedorismo

A incubadora do Instituto Pedro Nunes (IPN-Incubadora), em Coimbra, conseguiu um lugar entre as 10 melhores incubadoras do mundo, na categoria “Uni­versity Business Incubators”, e é a única portuguesa na lista.

O ranking, de acordo com o IPN, é correspondente ao biénio 2021-2022 e foi conduzido pela UBI Global, uma entidade sueca de investigação e consultoria, “reconhecida por avaliar e reunir as melhores incubadoras a nível mundial”.

“O Instituto Pedro Nunes, mantém e consolida assim a posição como uma das dez melhores incubadoras do mundo promovidas por universidades, que havia alcançado em edições anteriores do mesmo ranking, o último dos quais publicado em 2019”.

A classificação atribuída à incubadora conimbricense resulta de um estudo que elegeu 109 programas de aceleração de um universo de 1.895 programas, localizados em 56 países, com o objetivo de destacar e apresentar o desenvolvimento da indústria de incubação, bem como mostrar as suas tendências em tecnologia e o impacto no ecossistema das startups e na economia.

Este ranking é construído “a partir da análise de 21 indicadores-chave de desempenho, como Desenvolvimento da Economia, Retenção de Talento, Acesso a Fundos, acesso a redes de parceiros nacionais e internacionais, entre outros”, assegura o IPN.

“Ser reconhecido como um dos dez melhores programas de Incubação de Empresas Universitárias no mundo tem um significado muito importante para toda a nossa equipa, a nossa Universidade e, é claro, os nossos empreendedores, porque são as verdadeiras estrelas e os principais responsáveis por isso”, afirmou o diretor executivo da IPN-Incubadora, Paulo Santos.

O reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, disse ser “um grande orgulho” para a universidade “que a sua incubadora atinja um patamar tão elevado no panorama mundial dos programas de incubação, especificamente no grupo das incubadoras universitárias, o que mostra que o conhecimento gerado na UC, que o IPN canaliza para o tecido económico, é de valia mundial”.

A incubadora do IPN já apoiou a criação e desenvolvimento de mais de 400 empresas de base tecnológica desde 1995.

A FEEDZAI, a Critical Software, a WIT Software, a Crioestaminal, a Active Space Technologies ou a Take the Wind estão entre as muitas referências do panorama empreendedor português nos últimos 25 anos.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img