Santander baixa spread da casa para 0,5% nos dois primeiros anos

Fonte da imagem: Jornal de Negócios

O banco Santander Totta anunciou que vai começar a implementar um spread promocional de 0,5% durante os dois primeiros anos do contrato da casa.

A banca em Portugal parece começar a “acordar” para os grandes impactos que a subida das taxas de juro está a ter para as famílias. Com os aumentos que têm acontecido, quer nas taxas de juro por parte do BCE, quer nas taxas Euribor, não só as prestações com créditos à habitação dispararam, como também os novos créditos à habitação que têm uma taxa, quer seja fixa, quer seja variável, maior.

Com isto, vários bancos começaram a tentar encontrar soluções para atenuar os efeitos que esta subida poderá estar a ter nas famílias. 

O Santander irá agora colocar em vigor um spread de 0,5% nos dois primeiros anos, para assim atenuar os efeitos que esta subida de taxas de juro. Esta medida vai entrar em vigor a partir da próxima semana e vai ser válida tanto para novos créditos contraídos junto do banco como também para transferências de contratos de outros bancos. 

A única condição é que o contrato de crédito à habitação tenha uma taxa variável indexada à Euribor a 6 meses e uma maturidade de 30 anos.

Após este período promocional de 2 anos, o spread irá voltar ao contratado, podendo este valor variar “em função do segmento de cliente e da maturidade do financiamento”. 

Também a partir de maio a instituição vai disponibilizar uma solução de taxa mista nos créditos à habitação, com uma taxa de 3,79% nos três primeiros anos do contrato, passando a partir daí para uma taxa variável.

Estas medidas tentam atenuar os efeitos das subidas das taxas de juro do BCE, que num espaço de um ano passaram dos 0% para os 3,5%, sendo que é esperado que continuem a subir até ao verão

Também as Euribor têm aumentado desde o ínicio da guerra na Ucrânia, esta semana a Euribor a 3 meses atingiu os 3,261%, o maior valor desde novembro de 2008, também na Euribor a 6 meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, foram registadas subidas esta semana, estando neste momento nos 3,601%.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img