Segundo dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2022, o preço das casas aumentou cerca de 12,6% em Portugal.
O INE divulgou novos dados relacionados com a habitação em Portugal e, segundo essa divulgação, no ano passado o preço das casas em Portugal aumentou 12,6%, tendo no total o valor das casas vendidas totalizado uns históricos 31,8 mil milhões de euros, um aumento de 13,1% face a 2021.
Em 2022 foram transacionadas quase 168 mil casas, mais 1,3% que em 2021, e segundo o comunicado do INE “o aumento médio anual dos preços das habitações existentes (13,9%) superou o das habitações novas (8,7%)“.
Estes dados mostram-nos que nunca se compraram e venderam tantas casas em Portugal como agora, apesar dos preços da habitação estarem a atingir valores recorde em todo o país, em especial nas áreas metropolitanas e, também, apesar da falta de oferta de habitação que se tem verificado nos últimos tempos no nosso país.
Outro facto interessante é a verificação de que no último trimestre do ano, de acordo com o Índice de Preços da Habitação, se verificou um abrandamento no ritmo de subida dos preços.
Entre outubro e dezembro, transacionaram-se 38.526 habitações, traduzindo-se numa taxa de variação homóloga de -16,0% e numa redução de 8,8% relativamente ao trimestre anterior”, o índice de preços registou uma taxa de variação homóloga de 11,3%, menos 1,8 pontos percentuais que no trimestre anterior e a taxa mais baixa do ano.
No total as comercializações de habitação neste último trimestre, “perfizeram 7,4 mil milhões de euros, menos 10,5% face a idêntico período de 2021”. Estes dados indicam-nos que poderemos estar perante uma desaceleração no mercado de habitação em Portugal.

Mário Costa, estudante do 1º ano do Mestrado em Finanças na FEP, Financial Content Writer na MeuCapital e Membro do Departamento de Corporate Finance no FEP Finance Club. É escuteiro desde os 9 anos e ao longo dos anos desenvolveu um forte interesse pela área financeira, tendo por a missão de contribuir para uma maior literacia financeira em Portugal.