Taxa de juro do crédito à habitação sobe para 2,83% e atinge máximo de 13 anos

A taxa de juro dos créditos à habitação aumentou durante o mês de março, estando agora fixada nos 2,829%, o maior valor desde meados de 2009.

Os efeitos das subidas das taxas de juro diretoras por parte do BCE estão agora a ser sentidos também nos créditos à habitação, onde, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) a taxa de juro dos créditos à habitação se situou nos 2,829%, um aumento de 29 pontos base relativamente ao mês de fevereiro e em termos homólogos regista-se uma subida de 204 pontos.

Estas subidas vão de encontro às subidas que têm sido verificadas também nas Taxas Euribor (que representam o valor médio das taxas de juro com que um conjunto de 57 bancos da Zona Euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário), em todos os prazos, estas taxas são usadas nos créditos à habitação em Portugal que optam por uma taxa variável. Segundo Mário Centeno, governador do Banco de Portugal, é esperado que as taxas Euribor, principalmente as taxas a 3 e a 6 meses, que representam 70% do total de créditos à habitação, deverão continuar a subir até ao verão.

Olhando agora para o impacto que esta subida na taxa de juro dos créditos à habitação terá na prestação a pagar pelas famílias, valor médio da prestação subiu nove euros para 331 euros, o valor mais elevado desde fevereiro de 2009, sendo que deste valor 148 euros (45%) corresponde ao pagamento de juros e 183 euros (55%) a capital amortizado. Nos contratos celebrados nos últimos três meses, o valor médio da prestação subiu sete euros, para 576 euros.

As previsões no que toca a estas taxas de juro é que continuem, pelo menos no curto prazo, a aumentar, pois quer as taxas de juro diretoras do BCE, quer as taxas Euribor têm previsões para continuarem a aumentar, no caso das Euribor, tal como vimos acima, é esperado que continuem a subir até ao verão, no caso do BCE, as previsões são semelhantes, existindo expectativas que já na próxima reunião possa haver um aumento das suas taxas de juro em 25 pontos base.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img