Preço da habitação nas periferias metropolitanas duplica

O preço da habitação nas zonas periféricas de Lisboa e Porto tem registado aumentos duas vezes superiores aos que se registam nas grandes cidades.

Em vinte municípios que agregam praticamente metade da população portuguesa, a habitação continua a ficar cada vez mais cara (e a um ritmo acelerado), contrastando com o que se verifica no resto do país, onde os preços têm vindo a abrandar.

Em conformidade com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no terceiro trimestre de 2022, as casas em Portugal foram vendidas a um preço médio de 1492 euros por metro quadrado – um valor já superior em 13,5% face ao período homólogo.

Em zonas periféricas como Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Maia ou Gondomar, o preço das casas tem registado aumentos em dobro dos que se verificam na cidade do Porto

No período temporal de um ano, um apartamento base em Matosinhos encareceu 40 mil euros. Na Área Metropolitana de Lisboa o fenómeno repete-se, sendo que o preço da habitação cresce mais na periferia do que na própria capital. 

Através de dados do INE, sabe-se que o preço por m2 na cidade do Porto era de 2603 euros no terceiro trimestre do ano passado – mais 12% face ao mesmo período do ano anterior. Já em Vila Nova de Gaia, o preço é mais baixo que na Invicta – de 1699 euros por m2 -, mas o aumento registado foi superior, fixando-se nos 24%, ou seja, duas vezes o registado no Porto. 

Em Lisboa – município mais caro para habitação – o fenómeno repete-se, sendo que o preço médio se fixou nos 3882 euros por metro quadrado, registando uma variação de 8% a mais, no prazo de um ano. 

Embora os preços das casas na periferia da capital ainda sejam mais baixos, crescem a um ritmo duplamente superior. Exemplos disto são Oeiras, Almada, Barreiro, Moita e Montijo.

Entre o segundo e o terceiro semestres de 2022, só em Barcelos, Guimarães e Cascais se registou uma queda ao nível dos preços da habitação; os restantes aumentaram fortemente.



DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img