Lisboa vai gastar mais de 800 mil euros em luzes de Natal

“Tão certo como o dia 25 de dezembro ser dia de Natal é ver as cidades portuguesas cheias de luzes e decoração a rigor para a quadra.” é este o mote que dá início a esta notícia.

A Câmara Municipal de Lisboa elaborou um orçamento para uma das épocas mais esperadas do ano, o Natal.

Até aqui, tudo bem. O pior é que esse orçamento ronda os 800 mil euros só para as luzes de Natal, um valor bastante elevado face às dificuldades que Portugal (e o mundo) está a ultrapassar.

Apesar da crise energética, que levou à redução do período de funcionamento da iluminação natalícia, o investimento nas luzes durante este período do ano será enorme. 

Para celebrar esta quadra da forma mais exorbitante possível, a Câmara de Lisboa pretende investir cerca de 800 mil euros para iluminar as ruas da cidade, um aumento face aos gastos do ano passado, que não ultrapassaram os 750 mil euros.

Nessa mesma proposta, a autarquia lembra o “contexto pós-pandemia e de guerra no leste da Europa” e diz que o “objetivo principal é o de reverter os significativos impactos negativos na cidade de Lisboa e em particular nos estabelecimentos comerciais, da restauração ao comércio a retalho”.

Contudo, e de forma a reduzir os consumos energéticos, o presidente Carlos Moedas e a sua equipa optarem pelo uso de Leds em vez de lâmpadas normais, o que irá permitir uma redução do consumo de energia na casa dos 80%.

Para além desta medida, ainda há outra: Um ajuste dos períodos de utilização da iluminação natalícia para o horário entre as 18 horas e as 24 horas, entre 6 de dezembro de 2022 e 6 de janeiro de 2023.Assim, e apesar de ser um orçamento elevado, é complicado criticar esta decisão do engenheiro Carlos Moedas, uma vez que a época natalícia é aguardada por milhares e milhares de pessoas que invadem Lisboa, tornando-a uma cidade bonita e agradável de visitar.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img