Crise energética: Poupança é essencial.

A segurança energética tem sido um tema cada vez mais relevante e importante para os vários países. Desde o surgimento da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, o gás tem sido cada vez mais procurado face ao fecho dos gasodutos anteriormente fornecidos pela potência russa. 

Desta feita, a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, defende que a poupança de energia “é vital para a segurança energética” da União Europeia (UE), numa altura em que entra em vigor uma meta voluntária para diminuir o consumo de gás na Europa.

Numa altura em que a Europa teme o abastecimento do gás russo, a presidente anunciou o novo plano de poupança a cumprir nos próximos meses. A meta para reduzir voluntariamente 15% do consumo de gás na UE entrou esta terça em vigor, até à primavera de 2023, visando aumentar o armazenamento nos Estados-membros e criar uma ‘almofada’ perante uma eventual rutura no fornecimento da Rússia.

O compromisso foi adotado formalmente pelo Conselho da UE, por maioria qualificada, com os votos contra da Hungria e da Polónia. Previsto está então que, para aumentar a segurança do aprovisionamento energético da UE este inverno, haja uma redução voluntária do consumo de gás natural na ordem dos 15%, meta que ainda assim pode diferir entre países, já que foram introduzidas isenções e derrogações para ter em conta as situações particulares dos Estados-membros.

Com o regulamento agora em vigor, está ainda prevista a possibilidade de desencadear um ‘alerta da União’ perante escassez, cenário no âmbito do qual a diminuição da procura de gás se tornaria obrigatória. Portugal, por exemplo, “enquadra-se nos países que poderão, por ter fracas interconexões, ver a sua meta reduzida em oito pontos percentuais face ao objetivo inicialmente definido, caso venha a ser criada uma obrigação de redução de gás”, informou o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img