A energia nuclear pode vir a desempenhar um papel vital no fornecimento de eletricidade sustentável, de baixo carbono e com alcance para todo o mundo. À medida que os desafios relacionados com as mudanças climáticas se tornam cada vez mais urgentes, a busca por soluções energéticas ganha destaque.
Neste contexto, a empresa NuScale Power ($SMR) emerge como uma líder inovadora na indústria nuclear, com a sua tecnologia de reator modular avançado. Com a capacidade de oferecer segurança aprimorada, eficiência e flexibilidade, a NuScale Power está posicionada para desempenhar um papel fundamental no mercado energético do futuro, impulsionando a transição para uma sociedade mais sustentável e resiliente.
Vamos aos factos
Estima-se que o mercado global de energia nuclear elétrica venha a crescer de 204 mil milhões em 2022 para 217,4 mil milhões de euros no final deste ano, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 6,4%.
De acordo com o Nuclear Electricity Global Market Report 2023, prevê-se que o tamanho do mercado global de energia nuclear elétrica cresça até 271,08 mil milhões de euros em 2027, a uma taxa de crescimento anual de 5,7%.
5 pontos sobre a última conferência de imprensa
- Balanço sólido, sem dívidas, com 267,7 milhões em dinheiro e investimentos de curto prazo
- Receita de 3,4 milhões de euros e prejuízo líquido de 47,2 milhões apenas no último trimestre de 2022
- Receita de 11,8 milhões, um aumento significativo face aos 2.9 milhões de 2021, e prejuízo líquido de 141,6 milhões de euros no último ano de 2022
- Primeiro cliente internacional garantido, RoPower Nuclear S.A. da Roménia
- Submissão de segunda aplicação de Aprovação de Projeto Padrão à Comissão Reguladora Nuclear dos EUA
Com um mercado em crescimento contínuo e conquistas significativas, a NuScale Power está a destacar-se como uma potencial protagonista no mercado energético. Os resultados líquidos negativos resultam de um grande investimento em Research and Development.
Para concluir, é importante relembrar que a MeuCapital apresenta apenas factos e informações, e que cada indivíduo deve realizar a sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão financeira.

João Vigário, 21 anos, natural de Lisboa. Licenciado em Gestão e Administração de Empresas na Católica Lisbon of Business and Economics. Apaixonado pela área das finanças, investimentos e análise de empresas. O seu primeiro passo para continuar a incentivar este gosto foi a junção à MeuCapital, onde já escreveu mais de 50 artigos.