Compras de Natal: online ou presencial?

Com o Natal a chegar e a corrida para a compra de todos os presentes natalícios, um estudo do Observador Cetelem, centro de estudos sobre o consumo e comércio mundial, analisa qual a preferência dos consumidores portugueses: compras online ou presenciais?

De acordo com o estudo, no presente ano de 2021, a intenção dos consumidores de realizar compras online, em oposição à sua realização presencial, cresceu cerca de 17% face aos 10% do ano anterior.

Quais os fatores que conduziram a este aumento?

São várias as razões que o estudo apresenta, e que permitem justificar este aumento significativo. De entre as suas conclusões, é possível aferir que cerca de 70% dos portugueses que optam por realizar as suas compras natalícias em lojas online, o fazem por três razões essenciais: é mais cómodo, mais rápido e também mais barato.

Neste sentido, em comunicado, o Observador Cetelem destaca que “os principais motivos que levam os portugueses a fazer as compras de Natal online são o facto de serem mais baratas do que nas lojas físicas (70%) e mais rápidas e cómodas (63%)”.

Para além destas razões, realça ainda fatores como a falta de tempo para ir às lojas (cerca de 42% dos portugueses), bem como o facto de cerca de 48% da população optar por comprar produtos fora de Portugal.

Terá o Covid-19 impacto nesta escolha?

Sim! O estudo realizado destaca que cerca de 26% dos portugueses inquiridos afirmam não realizar as suas compras em lojas físicas, uma vez que não se sentem seguros ao realizar esta deslocação presencial, como resultado da situação pandémica. 

Quais os produtos mais procurados neste Natal?

De entre o conjunto de produtos mais procurados, o estudo destaca a preferência dos portugueses por itens de vestuário de moda e acessórios, com uma procura de 69%. Com 58% destacam-se produtos culturais, bilhetes para eventos e livros. Adicionalmente, perfumes, produtos de maquilhagem e kits de bem estar, bem como brinquedos, são também produtos muito consumidos, com 37% e 35% respetivamente. Por sua vez, 9% dos portugueses optam por oferecer canetas de marca, jóias ou relógios.

Qual o valor que cada português pretende gastar com as prendas de Natal?

De acordo com o inquérito, estima-se que os portugueses esperam gastar uma média de 115 euros com as suas compras natalícias, o que representa um aumento de 5% face ao ano de 2020.

Qual a razão pela preferência de alguns pelo presencial?

De entre as pessoas que afirmam preferir o presencial para as suas compras de Natal, tem-se que 32% dos inquiridos destacam fatores como a falta de confiança e de segurança nas compras online.                                 

Autora: Ana Rita Ribeiro

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