Energia Renovável: 7 grandes novidades

A indústria de energias renováveis está prestes a atingir novos patamares, com previsões otimistas divulgadas pela Agência Internacional de Energia (IEA). De acordo com o seu mais recente relatório, a produção global de energias renováveis vai aumentar, impulsionada pelo aumento dos preços dos combustíveis fósseis e pelas preocupações com a segurança energética. 

Esta expansão sem precedentes é liderada principalmente pela energia solar fotovoltaica e eólica, com a expectativa de um aumento significativo na capacidade de energia verde em todo o mundo. 

 

As 7 Grandes Novidades Para O Setor

  1. As preocupações com os preços elevados dos combustíveis fósseis e a segurança energética impulsionarão um aumento de um terço nas adições globais de energia renovável este ano. Na Europa, está a ocorrer uma expansão dinâmica em resposta à crise energética desencadeada pela invasão da Ucrânia por parte da Rússia.

2. A expansão será impulsionada pela energia solar fotovoltaica e eólica, prevendo-se um aumento estimado de 107GW, atingindo uma capacidade de energia verde superior a 440GW este ano. Sendo que nos próximos dois anos, novas medidas políticas impulsionarão aumentos significativos nos EUA e na Índia.

3. A China está a consolidar a sua posição de liderança e espera-se que contribua com quase 55% das adições globais este ano e no próximo.

4. O setor de energia renovável está a ultrapassar a capacidade de produção de energia combinada da China e dos EUA, atingindo a marca de 4,5 terawatts.

5. A energia solar fotovoltaica representará dois terços do aumento neste ano, prevendo-se um crescimento contínuo em 2024. A capacidade de fabricação deste tipo de energia deverá mais que duplicar até 2024, liderada pela China, Estados Unidos, Índia e Europa.

6. As instalações de energia eólica devem também recuperar este ano, com um aumento de quase 70% em comparação com 2022.

7. A previsão para adições de energia renovável na Europa foi revista em alta, chegando aos 40%, devido à crise energética desencadeada pela Rússia.

 

Importância das novidades (e um extra)

Se o mundo continuar neste ritmo, poderemos ter capacidade de produção suficiente para atender ao cenário de zero emissões da IEA até 2050. No entanto, não será fácil. A infraestrutura está atrasada no momento, pelo que o apoio governamental será crucial.

Mas, há ainda mais um ponto positivo a reter: as fontes de energia renovável, como solar e eólica, estão mais distribuídas pelo mundo do que o petróleo e o gás. Assim, será possível reduzir a influência dos países produtores de petróleo. Em teoria, mais da nossa energia será produzida localmente, equilibrando o poder e reduzindo a necessidade de transportar recursos entre nações pelo mundo.

Os cientistas continuam a alertar que a Terra está a ultrapassar os limites seguros para a saúde humana, pelo que estas notícias são de grande relevância. Estaremos atentos para a evolução e sentido do mercado neste ano de 2023.

Veja aqui porque poderá Portugal ser um exemplo nesta área.

E aqui a análise das estratégias de duas empresas portuguesas.



DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img