Empresas de A-Z: NextEra Energy

A NextEra Energy Inc. ($NEE) é uma das maiores empresas norte-americanas de infraestrutura e produção energética, principalmente na produção de energias renováveis onde é um dos líderes mundiais. A empresa tem sede no estado da Flórida, onde opera maioritariamente através das sucursais Florida Power & Light Company (FPL) e a Gulf Power, mas está presente em todo o território norte-americano detendo um vasto portefólio de centrais energéticas solares, eólicas e nucleares. No dia 1 de janeiro de 2021, a FPL e a Gulf Power fundiram numa só sucursal, tendo sobrevivido a FPL.

A empresa ainda opera em algumas centrais energéticas de carvão devido à recente aquisição da Gulf Power em 2019. No entanto, os executivos da empresa tencionam substituir estas centrais de energia fóssil por investimentos em energias renováveis o mais depressa possível com o mínimo de consequências para a empresa e para os seus trabalhadores. 

A divisão do negócio da NextEra Energy continua através de outras sucursais, responsáveis pelo seccionamento das várias atividades da empresa-mãe. Uma destas sucursais é a NextEra Energy Resources (NEER) que é a maior entidade investidora em energia solar e eólica a nível mundial, sendo também líder na capacidade de armazenamento energético correspondendo às necessidades destes tipos de fontes energéticas.

Neste universo da NextEra, existe outra entidade, desta feita uma empresa afiliada da NEER, a NextEra Partners ($NEP). Esta empresa é responsável por adquirir e gerir contratos de projetos de energias limpas com garantia de fluxos de caixa a longo prazo. A NEER é um dos maiores investidores da NextEra Partners pelo que a NextEra Energy está exposta, embora não muito, à performance da NextEra Partners no mercado. Uma análise mais atenta do histórico de preços das ações de ambas as empresas revela precisamente essa interligação.

Graças a toda a dedicação à transição energética, a NextEra Energy é uma empresa que aposta num forte relatório ESG (Environmental, Social & Governance), numa altura em que os investidores começam a perceber que as empresas focadas em compromissos de ESG são também investimentos lucrativos. A acrescentar a esta tendência de lucro, a NextEra Energy é uma empresa considerada um Dividend Aristocrat, com um dividendo a crescer há 25 anos consecutivos.

História da empresa

A NextEra começou através da FPL. Fundada no dia 28 de Dezembro de 1925 na Flórida, a empresa começou com a produção de apenas 70 MW (MegaWatts), fornecendo a cerca de 76 mil clientes. 

Durante a Segunda Guerra Mundial, cerca de um quarto de todos os empregados da FPL foi chamado para a guerra, tendo sido o catalisador para que a empresa começasse a empregar mulheres, algo que nos anos 40 era inovador e pouco comum.

A FPL foi crescendo nos anos 50 e 60, tendo-se tornado cotada em bolsa em 1950 e atingido a marca de 1 milhão de clientes em meados dos anos 60. Foi também uma empresa pioneira na energia nuclear, sendo das primeiras a construir este tipo de centrais em solo norte-americano.

A empresa rapidamente cresceu e espalhou a sua ação para fora da Flórida. Em 2010 foi então decidida a alteração do nome da empresa para NextEra Energy. O grupo empresarial emprega atualmente cerca de 15 mil pessoas e tem uma avaliação de mercado de 174 mil milhões de dólares. 

Atual CEO

O atual CEO da NextEra Energy é James L. Robo. Licenciado em Artes na Harvard College em 1984 e tendo obtido um MBA em 1988 pela Harvard Business School. James ganhou experiência como CEO pela primeira vez pela empresa GE Capital. Em 2002 juntou-se à NextEra Energy como vice-presidente de desenvolvimento corporativo e estratégico, tendo subido a COO em 2006 e mais tarde CEO em 2012.

Identificação do Moat

Para se poder identificar uma vantagem competitiva, ou Moat, numa empresa deve-se primeiro analisar a sua concorrência no mercado. A NextEra Energy está inserida no mercado energético norte-americano, onde também se destacam empresas como a Duke Energy ($DUK), a Edison International ($EIX), a FirstEnergy ($FE), entre outras. Torna-se evidente que existe bastante concorrência neste mercado e, por essa razão, não se pode associar um Moat à NextEra Energy por falta de concorrência. Deve-se então passar para a análise de alguns parâmetros contabilísticos para se explorar melhor a existência de algum Moat menos evidente. Tal como explicado na publicação “Como conseguir identificar um forte “Moat” numa empresa”, foram analisadas as taxas de crescimento dos seguintes parâmetros:

Esta tabela resulta da análise de relatórios “10-K” da empresa dos últimos 10 anos, acessíveis através do website Quick fs. Fazendo a média para os últimos 10 e 3 anos fica:

Apesar de os valores da taxa de crescimento dos últimos 10 anos não serem superiores a 10%, com a exceção da Equity, não deixam de ser valores positivos. Não demonstra um forte Moat mas, ao mesmo tempo, mostra que a NextEra Energy é uma empresa de crescimento sólido.

Cálculo do valor intrínseco

Para calcular o valor intrínseco será seguida a explicação da publicação “Como calcular o valor intrínseco de uma empresa?”. Através do website Yahoo Finance, podemos obter o valor atual dos EPS, que corresponde a 0,61 dólares. A taxa de crescimento futura dos EPS está normalmente relacionada com a taxa de crescimento passada da Equity, calculada anteriormente de 12%. 

O valor do rácio Price to Earnings – PE é, habitualmente, de cerca do dobro desta taxa de crescimento, pelo que o rácio seria de 24 (=12 x 2). É de notar que o atual valor do PE da NextEra Energy é de 140. Este é um valor muito elevado, o que mostra que os investidores estão dispostos a pagar mais para deter ações da empresa. Existem várias razões que justificam este cenário, já que esta é uma empresa considerada dividend aristocrat, pelo que demonstra resistência ao tempo enquanto mantém algum nível de crescimento, e ainda por ser a maior investidora em energias renováveis, tema quente nos tempos que correm. Por essa razão, será assumido um valor intermédio, neste caso metade do valor do PE atual, 70. Com um retorno mínimo aceitável de 15%, podemos avançar para o cálculo do valor intrínseco. A estimativa da evolução dos EPS ao longo dos próximos 10 anos está representada na seguinte tabela:

Multiplicando o valor final de 1,69 dólares pelo valor do PE de 70 e fazendo o desconto anual de 15%, obtemos um valor intrínseco de aproximadamente 30 dólares. Sabendo que o preço por ação da NextEra Energy ronda os 90 dólares, podemos afirmar que, à luz das estimativas apresentadas, as ações da empresa encontram-se sobrevalorizadas. 

Sendo que todos os cálculos são baseados em estimativas futuras, é impossível prever a evolução correta do preço das ações. Ainda para mais, pode verificar-se que o rácio PE realmente se justifica e que permanece elevado, o que levaria as ações da empresa a apresentarem atualmente um valor próximo do valor intrínseco. A situação inversa também poderá ocorrer, pelo que no final irá depender da avaliação que cada investidor faz da empresa. De qualquer forma, para investir é necessário fazer pesquisas mais aprofundadas para que se perceba realmente o negócio em causa, os pontos fortes e fracos de cada empresa. Sem essa pesquisa, as probabilidades de um mau investimento aumentam.

Autor: André Azevedo

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img