Uma das estratégias de investimento mais populares entre os investidores mais conservadores é o “Dividend Investing”. Como o nome indica, um investidor que siga esta estratégia irá procurar empresas que distribuam dividendos entre os seus acionistas. Nem todas as empresas distribuem dividendos, uma vez que não são obrigadas a fazê-lo, mas obviamente um maior dividendo irá sempre atrair investidores para a empresa. Como tal, existem empresas que têm vindo a aumentar os seus dividendos anualmente, por vezes durante várias décadas.
Uma empresa que tenha vindo a aumentar anualmente os seus dividendos durante, pelo menos, 25 anos consecutivos e que esteja avaliada em, pelo menos, 3 mil milhões de dólares com um volume médio diário de transações de mais de 5 milhões de dólares, é designada por “Dividend Aristocrat”. Na seguinte tabela, é possível observar a lista completa de Dividend Aristocrats atualizada, que é composta por 65 empresas, e os respetivos rendimentos de dividendos (Dividend Yields – relação entre o dividendo e o preço da ação da empresa):
A já antiga gigante tecnológica IBM alcançou o marco do aumento de dividendos em 25 anos consecutivos em 2021.
Apesar de os retornos para os acionistas da IBM terem aumentado nos últimos tempos, alguns críticos acusam a IBM de estar a dedicar demasiado capital no aumento de dividendos em vez apostar na inovação dos seus produtos.
A empresa dedicada à produção de energia elétrica NextEra Energy Inc. também alcançou o mesmo marco no presente ano.
Ao contrário da IBM, esta empresa mostrou uma performance de longo prazo muito satisfatória das suas ações, sendo uma das empresas no mundo que mais investiu em energias renováveis, apostando forte em energia solar e eólica.
Apesar da West Pharmaceutical Services ter vindo a aumentar, de forma constante, os seus dividendos, nos últimos 28 anos, só entrou este ano na lista, uma vez que só em 2020 é que a empresa ganhou um lugar no índice S&P 500.
A empresa apresentou um crescimento exponencial nos últimos tempos, sendo que em 2012 as suas ações estavam cotadas a 20 dólares, e de momento têm um preço de 345 dólares.