Combustíveis deverão voltar a descer

As três semanas consecutivas de alívio dos preços do brentraduzem-se em boas notícias para os consumidores portugueses. 

Já na próxima segunda feira, quando for abastecer o carro, irá pagar menos 8 cêntimos por litro de gasóleo e menos 3 cêntimos por litro de gasolina, segundo apurou o jornal ECO, junto de fonte do setor.

A confirmarem-se estes valores, tal significa que o litro de gasóleo simples voltará a custar menos de 2 euros, ao cair para os 1,986 euros, e a gasolina simples 95 para os 2,071 euros. 

No entanto, será de realçar que estes valores ainda poderão sofrer um ajustamento, tendo-se em conta o fecho das cotações do brent nesta sexta-feira e da situação do mercado cambial.

O Executivo decidiu prolongar por dois meses o desconto no ISP, pelo que não haverá qualquer alteração na componente fiscal, permanecendo a então equivalente descida da taxa do IVA dos 23% para 13%.

Desta forma, em julho e agosto, pretende-se manter a redução do ISP equivalente à receita adicional de IVA, decorrente de subidas de preços dos combustíveis, nos atuais valores.

Acabam, desta forma, as usuais atualizações semanais deste imposto sobre produtos petrolíferos. 

Em comunicado, o gabinete de Fernando Medina afirma que considerando todas as medidas, a diminuição da carga fiscal será de 28,2 cêntimos por litro de gasóleo e de 32,1 cêntimos por litro de gasolina e que o “desconto será reavaliado em agosto”.

Até aqui, fala-se dos preços em território continental, pois nos arquipélagos, o cenário já não será exatamente o mesmo.  

Na Madeira, os preços também irão diminuir – a gasolina deverá descer 2 cêntimos e o preço do gasóleo deverá cair apenas 1 cêntimo. 

Já nos Açores, a sequência é completamente contrária, pelo que o preço dos combustíveis irá aumentar – por litro, a gasolina deverá subir 10 cêntimos e o gasóleo deverá aumentar em 2 cêntimos.  

No entanto, o que pode parecer uma boa notícia agora, pode ser um “problema” no futuro. O alívio que se sente nos preços do petróleo nos mercados internacionais acaba por criar receios de uma recessão económica, que inevitavelmente levará a uma quebra da procura e do consumo energético. 

Na passada sexta-feira, dia 1 de julho de 2022, as cotações do crude valorizaram-se em 2,99%, depois de já terem caído cerca de 3% na véspera. 

Já o barril de brent, que é a referência para o mercado português, tem a sua cotação assente nos 112 dólares, já distante dos 117 dólares que chegou a registar no início da semana que passou.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img