Consumo de gás em Portugal cai 14,9% até março

Desde o verão foi registado um decréscimo de 14,9% no consumo de gás em Portugal e, com isto, foi atingida a meta europeia de um consumo de 88,5% daquilo que foi consumido em 2022, estabelecida no Plano de Poupança de Energia 2022-2023 até ao final de 2023.

Portugal continua a diminuir o seu consumo de gás, sendo que desde agosto que o consumo de gás viu uma redução de 14,9%. Segundo a Agência para a Energia (Adene), “no que toca ao consumo de gás natural em Portugal foi registada “uma redução de 14,9%, face à média histórica dos últimos cinco períodos homólogos”.

As causas para este decréscimo foram o decréscimo “na vertente de consumo convencional, com uma redução de 23%”, enquanto que “na componente de consumo devido à produção de energia através das centrais termoelétricas foi verificada uma diminuição de 0,8%”.

Com estas reduções, somadas à redução que o nosso país já tinha feito na primavera e verão de 2022, fazem com que o país se esteja a preparar para a diminuição da oferta de gás por parte da Rússia que poderá, tal como no ano passado colocar vários países europeus em dificuldades.

Devido a tais diminuições, Portugal já atingiu uma percentagem de 88,5% de cumprimento da meta estabelecida no Plano de Poupança de Energia 2022-2023 até ao final de 2023 (15%).

O grande objetivo da UE é mesmo que todos os países possam reduzir substancialmente o seu consumo de gás para que o conjunto dos países que compõem a organização possam assim estar prevenidos para a natural escassez de gás natural durante o inverno.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img