Ouro no Banco de Portugal a valer recordes

O ouro do Banco de Portugal está agora avaliado em cerca de 21 mil milhões de euros, o valor mais alto da sua história.

O Banco de Portugal comunicou que o ouro de que detém está agora valorizado em 20,986 mil milhões de euros, um aumento de mais de mil milhões relativamente aos 19,8 mil milhões que tinha no ano passado. Este aumento ocorre, apesar do valor do ouro ter se desvalorizado no mercado internacional e a quantidade de ouro mantida pela instituição manter-se inalterada.

A principal razão para esta valorização ter acontecido, apesar da quantidade se ter mantido inalterada e o preço do ouro no mercado mundial se ter valorizado, deve-se ao facto de se contabilizarmos o valor da onça de ouro em euros, vemos um aumento de 6%, isto quer dizer, que apesar de no mercado mundial o ouro mundial (onde é contabilizado em dólares) se ter desvalorizado cerca de 0,2%, ocorreu uma valorização de 6,2% do dólar face ao euro.

Figura 1: Valor da carteira de ouro do Banco de Portugal. Fonte: Jornal Eco

Como podemos ver no gráfico acima, nos últimos anos o Banco de Portugal tem mantido a sua quantidade de ouro constante, nos 382,5 toneladas. No entanto, desde 2018 temos assistido a uma valorização do mesmo, superando agora os 20 mil milhões de euros.

Grande parte destas reservas encontram-se nas instalações do Banco de Portugal no Carregado, havendo ainda reservas no Banco de Inglaterra, Banco de França e no Banco Internacional de Pagamentos.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img