Preço da eletricidade é o mais baixo desde há nove anos

O preço da eletricidade já não estava tão baixo desde há nove anos atrás. Em fevereiro, o preço da eletricidade os consumidores domésticos e famílias esteve 6% abaixo do registado no período homólogo.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em fevereiro o preço da eletricidade esteve 6% abaixo do preço registado no período homólogo. Para que se encontrasse um nível mais baixo do que este teve de se recuar até ao final de 2013.

Foi nos dois primeiros meses de 2023, que se deu o ano que os preços da eletricidade registaram a maior queda, refere o INE. Ao que tudo indica, em abril, as tarifas reguladas de eletricidade deverão registar uma queda de 3%. 

Um dia após a EDP Comercial ter anunciado uma diminuição de 20% nas suas tarifas de gás natural a partir do dia 1 de abril, também a Galp anunciou uma diminuição de 15% no preço da luz e de 27% no preço do gás. 

Na última semana de março, a Comissão Europeia aprovou também a extensão do mecanismo ibérico, em vigor desde junho do ano passado, e que serve para impor limites ao preço do gás na produção de eletricidade.

Com o aumento da validade do mecanismo, Portugal e Espanha passam a estar salvaguardados até “ao final do ano” de eventuais aumentos no preço do gás, por via da procura para abastecimento do próximo inverno.

Os dois países solicitaram a Bruxelas este instrumento devido à crise energética e à guerra na Ucrânia, que fizeram com que os preços no mercado energético crescessem ainda mais.

O mecanismo ibérico, em vigor em Portugal e Espanha “funciona como um seguro para preços elevados do gás”, refere o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro .

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img