Taxa de desemprego em Espanha fixa-se em 12,9% em 2022

A taxa de desemprego em Espanha acabou o ano nos 12,9%, uma das maiores taxas da União Europeia, que representa que cerca de 3 milhões de pessoas não têm emprego no país vizinho.

O Instituto Nacional de Estatística Espanhol, divulgou hoje os números relacionados com a taxa de desemprego no país, apresentando uma taxa de 12,87% no último trimestre de 2022, uma subida em 21 décimas em relação ao trimestre anterior, onde esta taxa se situava nos 12,48%, o seu valor mais baixo desde 2008. 

Já é por isso, quase uma normalidade o país vizinho ouvir falar de taxas de desemprego acima dos 10%, mas que no entanto mostra que “nuestros hermanos”, ao nível do emprego, estão a recuperar postos de trabalho, sendo que os dados de 2022 falam num aumento de mais de 250 mil postos de trabalhos e uma diminuição em 80 mil no número de desempregados. 

O ritmo de criação de emprego em 2022 foi o mais lento desde 2013, apesar de ser o valor mais elevado desde 2007 já a queda no desemprego registou o seu maior valor em dez anos.

Os setores onde mais se sentiu o aumento do número de empregados foram os setores dos serviços, da indústria e da construção, por outro lado, um dos setores que mais trabalhadores perdeu foi o setor da agricultura, com uma perda de 86 mil trabalhadores no ano passado. 

Um dos principais fatores que levaram a estes resultados foi a nova reforma laboral feita pelo governo Espanhol, reforma que ocorreu depois de uma negociação entre as confederações patronais e os principais sindicatos em Espanha, que entre as principais medidas está a redução dos contratos a termos e da precariedade laboral.

Esta é mais um dos dados que poderá a animar o governo de Pedro Sanchez, neste ano que será marcado em Espanha por várias eleições, com eleições a várias comunidades autónomas, com as principais a serem a Comunidade de Madrid e a Comunidade Valenciana, mas também no final do ano com Eleições Gerais em Espanha, que poderão ditar uma mudança no governo Espanhol, com várias sondagens a indicar que o país poderá “virar à direita”.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img