Taxa de desemprego na OCDE mantém mínimo histórico de 4,8%

A  taxa de desemprego na OCDE manteve, no mês de março, o valor mínimo histórico de 4,8%. Esta taxa é a taxa mais baixa desde que os dados são recolhidos pela organização (2001). 

De acordo com os dados divulgados na passada sexta-feira, dia 14 de maio, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), a taxa média de desemprego nos 38 países-membros manteve-se em mínimos históricos no mês de março, ao fixar-se nos 4,8%. 

Este representa o valor da taxa mais baixo desde que a OCDE recolhe estes dados, ou seja, desde 2001. No entanto, devem-se realçar as diferenças significativas que existem entre os 38 países membros. Em 15 destes países a taxa de desemprego manteve-se inalterada, em 14 deles diminuiu em 14 e aumentou em 5.

Como um todo, a Zona Euro acabou por registar uma ligeira diminuição, atingindo um novo mínimo histórico de 6,5% no passado mês. No entanto, apesar desta queda, as taxas de desemprego permanecem, ainda, muito acima dos níveis mais baixos registados, por exemplo, no Luxemburgo, na Espanha e na Grécia – que também apresentaram as maiores quedas. 

Já fora da Europa, a Colômbia e os Estados Unidos da América (EUA) também registaram uma queda na taxa de desemprego, ao passo que outros países, também fora da Europa, apresentaram uma situação globalmente estável. 

No continente asiático, o Japão e a Coreia apontaram para um aumento das suas taxas de desemprego, mas a sua situação era mais favorável que a dos países anteriores, tendo uma taxa de desemprego mais baixa que os restantes, antes desta subida.

No mês de março, a taxa de desemprego dos jovens da OCDE (trabalhadores com idades entre os 15 e os 24 anos) registou uma queda para os 10,5%, que representa o valor mais baixo desde 2005. Os países a registar os maiores decréscimos nesta taxa foram a Áustria, a Dinamarca, a Grécia, a Letónia e a Suécia.

Analisando em termos de género, a taxa de desemprego manteve-se estável em os casos: 5,2% para as mulheres e 4,7% para os homens.

No mês de março, o número de desempregados no total dos países que compõem a OCDE era de 33,1 milhões.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img