Inflação em Espanha abranda para 5,7% em dezembro

Os preços em Espanha subiram no mês de dezembro 5,7%, o que traduz o quinto mês consecutivo de moderação da inflação, ainda que se tenha verificado a maior subida dos preços dos alimentos desde 1994.

Quinto mês consecutivo de moderação da inflação

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística espanhol, a taxa de inflação encontra-se em moderação pelo quinto mês consecutivo, um ponto bastante positivo. Em agosto, a taxa de inflação situou-se nos 10,5%, em setembro nos 8,9%, em outubro nos 7,3% e em novembro nos 6,8%. Já em dezembro, e a fechar o ano de 2022, a taxa de inflação apresentou valores na ordem dos 5,7%.

Inflação mais baixa da União Europeia

Os dados relativos à taxa de inflação no mês de dezembro são os mais baixos desde novembro de 2021, tendo Espanha fechado o ano de 2022 com a inflação mais baixa na União Europeia. Estamos perante um desenvolvimento importante, já que no primeiro semestre de 2022, Espanha apresentava os valores mais elevados de inflação, tendo mesmo registado em julho a taxa mais alta no país desde 1984.

Aumento recorde dos preços dos alimentos

Apesar do comportamento moderado da taxa de inflação, o preço dos alimentos voltou a ser objeto de um aumento recorde, situando-se em dezembro nos 15,7%. De salientar que os valores registados neste indicador, constituem os valores mais altos desde 1994.

Pacotes de medidas equivalentes a 3% do Produto Interno Bruto

De relembrar que durante o ano de 2022, Espanha apresentou vários pacotes de medidas com o intuito de responder à inflação, os quais equivalem a 3% do Produto Interno Bruto, ou seja, a mais de 35.000 milhões de euros, os quais se dividem entre ajudas diretas a consumidores e empresas e a benefícios fiscais. De entre o conjunto de benefícios fiscais é de relevo salientar a redução do IVA da eletricidade e do gás para 5% e o desconto de 20 cêntimos por litro na compra de combustíveis.

Novo conjunto de medidas

Desde o dia 1 de janeiro de 2023, está em vigor um novo conjunto de medidas com o intuito de responder à escalada dos preços dos alimentos, como é o caso da suspensão do IVA, durante um período de seis meses, de alguns alimentos e produtos considerados como básicos.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img