Nova competição lançada pela XPRIZE e Musk Foundation

No passado dia 22 de abril, Dia da Terra, foi anunciada mais uma competição global pela XPRIZE e Musk Foundationcom o objetivo de solucionar um dos grandes desafios do mundo cujo o prémio atingiu o maior valor alguma vez atribuído de 100 milhões de dólares.

Esta nova competição com o nome de “XPRIZE Carbon Removal foi a última competição lançada pela XPRIZE, organização sem fins lucrativos com o objetivo de impulsionar a inovação em muitas áreas distintas, de uma forma competitiva e estruturada, de modo a acelerar esta inovação e a premiar todas as ideias que consigam sair do papel.  

“Sem um objetivo nós vamos sempre falhar” este é o mote que a XPRIZE apresenta nas suas competições, promovendo objetivos específicos e prazos de forma a solucionar os desafios propostos de uma forma mais rápida e mais eficaz.

O anúncio foi feito numa transmissão ao vivo com Peter H. Dimandis (fundador e presidente executivo da XPRIZE) e Elon Musk (fundador da Musk Foundation), em que puderam discutir a importância de encorajar a busca de soluções para a remoção de carbono diretamente da atmosfera ou de oceanos, combatendo assim as alterações climáticas.

Cada vez mais, por estudos efetuados, a matemática climática torna evidente a necessidade de remover carbono em larga escala nas próximas décadas de modo a evitar consequências muito acentuadas. O Painel Internacional sobre Mudança Climática (IPCC) aponta para a necessidade de por ano ser necessário remover 10 gigatoneladas de CO2 até 2050. Este é um objetivo abordado por governos, empresas, instituições, organizações, investidores e empreendedores que precisam de inúmeras soluções para ir de encontro ao interesse global por este ponto tão importante.

Posto isto, a competição convida todos os interessados a criar soluções para a extração de dióxido de carbono, e para ser um candidato ao grande prémio, a solução apresentada terá de ser de pelo menos 1000 toneladas de dióxido de carbono removido por ano, os seus custos planeados por 1 milhão de toneladas de dióxido de carbono removido por ano e ainda mostrar de que forma aquela solução poderá ser melhorada de modo a atingir uma escala de giga toneladas por ano no futuro.

A competição tem a duração de 4 anos e a sua avaliação é feita por 2 fases como podemos analisar pela forma como o prémio dos 100 milhões de dólares é distribuído pela seguinte ordem:

  • Ao fim de um ano as soluções são avaliadas com base no tempo decorrido, premiando as 15 melhores soluções até à data com o valor de 1M$ cada;
  • As equipas de estudantes também serão premiadas com o valor total de 5M$;
  • No fim da competição o vencedor recebe o grande prémio dos 50M$;
  • Os três segundos classificados recebem 30M$ que são distribuídos pelos mesmos.

A XPRIZE é a líder global na criação e implementação de projetos inovadores como este na busca de solucionar os maiores desafios do mundo. Atualmente apresenta outras competições tais como: “Tomorrow’s Protein”, “AI To Solve Issues”, “Anywere is Possible”, entre outras.

“Não é tarde demais para usar a criatividade humana, a inovação e a competitividade para recordar a nossa história e criar um futuro melhor para todos nós neste planeta que chamamos de casa.”, disse a CEO da XPRIZE Anousheh Ansari. 

Autor: Carlos Magalhães

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img