10 empreendedores que farão parte dos livros de história

O empreendedorismo é uma palavra muito presente nos dias de hoje. Apesar de estar diretamente ligado à inovação, ser empreendedor é muito mais que a criação de algo novo, é uma mentalidade, uma forma de agir e de pensar.

Olhemos para os melhores empreendedores do mundo e as características que os diferenciam, e que lhes permitiram alcançar o seu sucesso e das suas empresas.

1 – Bill Gates

Considerado como um dos homens mais ricos e um dos melhores empreendedores do mundo, foi o fundador de uma das primeiras empresas mundiais de computadores pessoais, a Microsoft,. Em 2008, deixou a empresa, valendo já mais de 58 mil milhões de dólares. 

Hoje em dia, Bill dedica grande parte do seu tempo e do seu investimento à fundação Gates Foundation, que atua em áreas como o combate às alterações climáticas, igualdade de género e à promoção da saúde e do desenvolvimento em países menos desenvolvidos.

2 – Elon Musk

Com a venda da sua primeira empresa, criada aos 24 anos, Elon fundou uma empresa de pagamentos e transferências, a X.com, que mais tarde deu origem à Paypal

Após uns anos, com a venda da Paypal ao Ebay, fundou, com o dinheiro da venda, as suas empresas da atualidade, Tesla, SpaceX e Solar City. Destas, destacam-se a Tesla, por ser pioneira na venda de carros elétricos, e a SpaceX, por ser um projeto inovador com a venda do primeiro voo comercial para a Lua.

3 – Jeff Bezos

Um dos empreendedores que mais arriscou, abdicando de uma posição bastante confortável como CEO de um fundo de investimentos bem sucedido em Wall Street, para criar a Amazon, a partir da sua garagem, aos 30 anos de idade. 

Jeff, com o sucesso da sua empresa, tornou-se num dos homens mais ricos do mundo e, nos dias de hoje, para além de ser proprietário do jornal The Washington Post, investe em pesquisas e viagens espaciais.

4 – Mark Zuckerberg

Um dos fundadores da maior e mais utilizada rede social do mundo, o Facebook. Atualmente, também possui o Instagram, o Whatsapp e a startup Oculus VR.

É considerado uma das pessoas mais influentes de todos os tempos e foi creditado como o bilionário mais jovem do mundo, aos 23 anos.

5 – Larry Page

Um dos criadores do motor de busca mais famoso do mundo, o Google. Atualmente também faz parte do Youtube, Gmail e do sistema Android.

6 – Sam Walton

Fundador da Walmart, revolucionou a rede de retalho dos EUA e do mundo através da comercialização direta com os produtores, o que permitiu vender os seus produtos a um preço mais reduzido ao consumidor. 

O fator chave para o seu sucesso foi o investimento em software que monitoriza o comportamento dos consumidores.

7 – Vera Wang

Designer, é uma das empreendedoras com mais sucesso no mundo da moda.

A necessidade de um vestido para o seu casamento, e a dificuldade de encontrar um ao seu gosto, levou-a a desenhar o seu próprio vestido. No ano seguinte fundou a sua loja de vestidos de noivas e hoje é uma das designers mais procuradas por celebridades.

8 – Larry Ellison

Um grande nome da tecnologia, pois fundou a Oracle Corporation, uma empresa mundial no ramo dos softwares, hardwares e no comércio de base de dados. Larry, durante 37 anos, foi o CEO da empresa, mas atualmente detém apenas 35,4% da mesma.

9 – Howard Schultz

Inicialmente diretor de operações de retalho e de marketing da Starbucks, passou a CEO e presidente da empresa. 

Foi o principal impulsionador da marca, pois foi para além da ideia inicial dos fundadores, através das suas ideias inovadoras, que permitiram não só expandir o negócio inicial, mas também implementar novos serviços, passando a ser uma das marcas de bebidas de café mais popular do mundo.

10 – Henry Ford

É considerado um dos empreendedores mais revolucionários do mundo pela criação do seu veículo Ford T, em 1908. 

Teve uma grande importância na indústria automóvel pois foi o primeiro empresário a aplicar a montagem em série e a produzir automóveis em massa, em menos tempo e a um custo reduzido.

O sucesso, contudo, não é garantido e o risco está sempre presente. Ainda assim, pelo que nos ensinam estes empreendedores, o importante é criar ideias inovadoras, que nos diferenciem, e levá-las para a frente, não obstante as dificuldades do caminho.

Autor: Manuel Silva | Fonte

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img