EUA: Indústria petrolífera “mais verde” no combate às alterações climáticas

As indústrias de petróleo e de gás natural americanas encontram-se num momento decisivo para a redução da pegada de carbono devido à política de energia limpa do novo presidente americano, Joe Biden.

Após Donald Trump ter removido os EUA do Acordo Climático de Paris em 2017, Joe Biden, no seu primeiro dia, voltou a juntar-se ao acordo e criou um novo cargo no governo norte-americano – Special Presidential Envoy for Climate.

Segundo Dan Yergin, vice-presidente da IHS Markit, a indústria do petróleo e do gás natural está-se a “recalibrar” para alcançar o seu novo objetivo de atingir net-zero carbon até 2050 – zero emissões de gases de efeito de estufa para a atmosfera.  Outros países como Portugal, Reino Unido e França partilham o mesmo objetivo.

Conferência anual CeraWeek

Yergin juntou-se a CEOs de empresas como a BP, Exxon Mobil, Chevron, Occidental Petroleum e Conoco Phillips, na conferência anual CERAWeek. O evento foi organizado pela IHS Markit para discutir esta transição para um mundo sem emissões de carbono.

Vlicki Hollub, CEO da Occidental Petroleum, disse na conferência, que o objetivo da empresa nos próximos 15 a 20 anos não é apenas atingir net-zero carbon, mas também tornar-se numa empresa de gestão de carbono.

Hollub afirma ainda que “o presidente Joe Biden tem consciência do impacto das emissões de carbono e vai aproveitar esta oportunidade para fazer a diferença nos EUA e liderar o mundo no combate às alterações climáticas”.

Já CEO da BP, Bernard Looney, espera um boom nesta indústria após a vacinação contra a COVID-19 resultar em imunidade de grupo. “A BP encarou esta transição na indústria petrolífera como uma oportunidade e não como uma ameaça ao seu principal negócio” disse Looney, durante a CeraWeek.

A empresa britânica já se expandiu para a energia eólica e outras energias renováveis e o mesmo conclui dizendo que a BP se vai tornar numa empresa de energia ao invés de uma empresa petrolífera.

Fonte

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img