Greve na CP abre terreno para negociações com o Governo

Fonte da imagem: Website/CP

Após ser lançado um alerta acerca da greve na CP, o Governou veio manifestar vontade em abrir negociações para com os trabalhadores.

Na passada sexta-feira, dia 3 de fevereiro, a Comboios de Portugal (CP) alertou para as “fortes perturbações na circulação, em todos os serviços, entre os dias 08 e 17 de fevereiro”, por via das greves que virão a ser feitas.

A greves na CP foram “convocadas pelos Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ), Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF) e Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI)”.

Na passada segunda-feira a CP fez saber que o Tribunal Arbitral não decretou serviços mínimos para a greve de trabalhadores que teve início no dia 8 de fevereiro e que se estenderá até ao dia 21 deste mês.

Desta forma, a empresa portuguesa antevê “fortes perturbações na circulação de comboios, a nível nacional, no período entre as 00:00 do dia 08 de fevereiro de 2023 e as 24:00 do dia 21 de fevereiro de 2023” – conforme indica através do seu website.

É na sequência destes anúncios que o ministro das Infraestruturas, João Galamba, veio a manifestar “toda a disponibilidade”, na passada segunda-feira, por parte do executivo para reunir com os sindicatos e evitar as greves na transportadora.

No passado dia 25 de janeiro, Fectrans anunciou que os trabalhadores da CP e da Infraestruturas de Portugal (IP) estarão em greve no dia 09 de fevereiro devido à falta de resposta às propostas de valorização salarial.

Esta informação vai ao encontro daquilo que referem os sindicatos, que justificam a greve com a falta de resposta das duas empresas no que toca às propostas de valorização salarial

Na sequência dos protestos, os clientes com bilhete para comboio do Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, Inter-regional e Regional podem solicitar reembolso total ou revalidação para outro qualquer comboio desde que seja da mesma categoria e classe.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img