Trabalhadores do BCE equacionam greve por aumentos salariais

O sindicato dos trabalhadores do Banco Central Europeu, está a equacionar um conjunto de ações de protesto, assim como, avançar com uma greve a longo prazo, com o objetivo de reivindicarem os aumentos salariais, que consideram serem devidos.

Falha na missão de controlar a inflação

Carlos Bowles, vice-presidente do sindicato, considera que o Banco Central Europeu falhou na missão de controlar a inflação nos 2%, encontrando-se agora a enfrentar uma taxa de inflação que excede os 10%. O dirigente sindical também considera que a instituição financeira não se preocupa com a indexação salarial, quer os seus trabalhadores, quer dos demais trabalhadores da Zona Euro, não se mostrando assim predisposta a negociar a proposta de aumento dos salários.

Greve a longo prazo

O vice-presidente do sindicato, Carlos Bowles não descarta a realização de uma greve a longo prazo, contudo considera que esta decisão radical apenas será tomada depois da implementação de outras formas de protesto.

Aumento de 4,07%

A gestão do Banco Central Europeu propôs aos seus trabalhadores um aumento salarial em janeiro na ordem dos 4,07%, o que é muito inferior à taxa de inflação registada na zona euro. De salientar que os empregados já tinham sido objeto de aumentos salariais este ano de cerca de 1,5%. Carlos Bowles, vice-presidente do sindicato, afirma que em dois anos os trabalhadores do Banco Central Europeu experienciaram uma perda de 6% do poder de compra. 

Dinâmica salarial das instituições de referência

Perante as acusações realizadas pelo sindicato dos trabalhadores, o Banco Central Europeu defende-se afirmando que esta metodologia reflete a dinâmica salarial das instituições de referência, bem como, de outras instituições a nível europeu. De referir que os trabalhadores do Banco Central Europeu já realizaram uma greve em 2009, como forma de protesto contra uma reforma do sistema previdenciário.

 

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img