As assistentes operacionais com, pelo menos, 35 anos de serviço, verão no próximo ano de 2023 o seu salário aumentar no equivalente a duas posições remuneratórias.
O Governo, liderado por António Costa, propôs recentemente aos sindicatos da Função Pública um aumento faseado consoante a antiguidade. Em 2023 os aumentos serão para aqueles que tenham uma antiguidade igual ou superior a 35 anos.
Para além do aumento já previsto para todos no valor de 52 euros, as pessoas elegíveis consoante o critério já enunciado terão um aumento acrescido de, pelo menos, 156 euros.
Segundo as estatísticas, são 19 mil as pessoas que verão o seu salário aumentado no valor referido. Apesar disso, a Frente Comum diz que muitas são as pessoas que ficaram de fora.
Já em 2024, a ideia é que sejam os assistentes operacionais com entre 30 e 34 anos de serviço a ter aumentos na mesma quantidade de, pelo menos, 156 euros. Aí serão abrangidos cerca de 18 mil profissionais.
Por sua vez, em 2025, a subida de uma posição remuneratória para os assistentes operacionais que têm entre 22 e 29 anos de serviço, e em 2026 aqueles com 15 a 21 anos de serviço sobem uma posição.
No total, por estas mudanças estão abrangidos 115 mil trabalhadores, que incluem canalizadores, condutores de máquinas fixas e guardas-noturnos.
Maria Helena Rodrigues, presidente do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE), declara que esta proposta espelha o que foi acordado e que se segue agora o “processo para carreiras de regime especial que precisam também de alterações”.
Recorde-se que também os técnicos superiores irão também ter um aumento de 104 euros no próximo ano, para os trabalhadores que estão entre a 3.ª e 14.ª posição remuneratória da carreira.

Duarte Moura, 21 anos, natural do Porto. Atualmente frequenta o 2º ano da licenciatura em Gestão na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), sendo membro do departamento financeiro e relações externas da FINK, organização estudantil dessa faculdade. Dado o seu interesse pela área financeira e gosto pelo associativismo, ingressou na MeuCapital em novembro de 2021 como financial content writer, passando para team leader em março de 2022, cargo que ocupa até ao momento.