Fitch revê crescimento da zona euro, mas é pessimista em relação ao PIB mundial

A Fitch, uma das três maiores agências de classificação de risco de crédito, procedeu à revisão do crescimento da zona euro para 0,2% em 2023, contudo alterou para pior as estimativas do PIB mundial, apontando para este um crescimento na ordem dos 1,4%.

Revisão em alta da zona euro

Em comunicado divulgado no passado dia 5 de dezembro de 2022, a Fitch justificou a revisão em alta do crescimento da zona euro com o facto de a crise do gás europeu estar a decrescer, contudo considera que as subidas das taxas de juro do Banco Central Europeu irão ter um forte impacto na procura. 

Inflação difícil de controlar

Brian Coulton, economista-chefe da Fitch, considera que a inflação difícil de controlar e o aumento dos preços serão entraves ao crescimento dos países, podendo mesmo alterar completamente as previsões apontadas pela agência. Devido à guerra na Ucrânia, um dos elementos que está a ter mais peso na inflação e cujo controlo tem vindo a escapar prende-se com os preços do gás natural. Apesar dos esforços da Europa em acumularem reservas deste bem de modo a depender cada vez menos de importações, os preços do gás natural ainda continuam três vezes mais altos aquando da comparação com dezembro de 2021.

Previsões do PIB Mundial revistas em baixa

Por outro lado, as previsões da Fitch em relação ao crescimento do PIB mundial foram revistas em baixa, apontando-se para um crescimento na ordem dos 1,4% em 2023. Esta revisão em baixa teve em consideração a luta dos bancos centrais contra a inflação, assim como, as condições do mercado imobiliário chinês.

Crescimento nos EUA revisto para 0,2%

Além das previsões para a zona euro, a Fitch também alterou a sua previsão de crescimento dos EUA para 2023 para 0,2%, tendo em consideração as medidas aplicadas na economia americana com o intuito de combater a inflação crescente. Também as previsões relativas ao crescimento da China para 2023 foram alteradas para 4,1% fruto da conjuntura e perspectivas económicas que experienciam atualmente no país.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img