Inflação abranda para 9,9%, mas alimentos estão mais caros

A taxa de inflação no mês de novembro abrandou para os 9,9%, o que inverte a tendência verificada nos últimos meses, nos quais a inflação tinha atingido os dois dígitos. Todavia, nem tudo são notícias positivas. A inflação dos produtos alimentares transformados atingiu valores máximos de 29 anos. 

Índice de Preços no Consumidor

De acordo com os dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estatística, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor diminuiu para 9,9% em novembro, cerca de 0,2 pontos percentuais a menos do que a verificada em outubro.

Índice relativo aos produtos energéticos

A energia também tem sido uma das áreas mais prejudicadas pela subida ascendente dos preços. Contudo, também no mês de novembro se verificou uma diminuição do índice relativo aos produtos energéticos, o qual atingiu os 24,8%. Em relação aos produtos não transformados, também foi possível verificar uma diminuição do índice, situando-se este agora nos 18,4%, em oposição aos 18,9% verificados em outubro. 

Atualização das pensões

É de relevo salientar que o valor do Índice de Preços no Consumidor sem habitação verificado no mês de novembro, será utilizado para o cálculo da atualização das pensões. O referido indicador, apresentou valores na ordem dos 7,46% no mês de novembro, os quais foram superiores aos 6,83% registados em outubro.

Índice Harmonizado de Preços no Consumidor

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor, define-se como o índice de preços do Banco Central Europeu, cuja missão consiste em facilitar as comparações entre os diferentes países da União Europeia. O presente indicador é utilizado desde fevereiro de 1999 pelo Banco Central Europeu como um instrumento que permite comparar os preços dentro da zona euro. 

No mês de novembro, o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor situou-se nos 10,3%.

spot_imgspot_img

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias

Artigos Relacionados

spot_img