Segundo os dados divulgados pelo Eurostat, no terceiro trimestre de 2022, o PIB da zona euro ostentou um crescimento de 2,1%, o que representa um abrandamento em relação aos 4,3% registados no período homólogo de 2021. De todos os PIB’s da zona euro, é de relevo destacar o PIB de Portugal que registou a segunda maior subida com 4,9%.
Chipre regista a maior subida
Na esfera de todos os Estados-membros, para os quais há dados disponíveis, a economia de Chipre foi a que mais cresceu, com 5,4%, seguindo-se Portugal com 4,9% e a fechar o pódio, a Polónia com 4,4%.
Pela negativa, é de relevo destacar a Letónia, que foi o único país que viu o seu PIB recuar, 0,4%, face ao mesmo trimestre do ano passado.
Países com melhor performance em relação ao segundo trimestre
Comparativamente com o trimestre anterior, os países que obtiveram um maior crescimento do PIB foram a Roménia e o Chipre com 1,3% cada e a Polónia com 0,9%. Já em termos negativos, destaca-se a Letónia, a Eslovénia e a República Checa, os quais registaram os maiores recuos em comparação com o trimestre anterior.
Crescimento de 2,1% da zona euro
O crescimento de apenas 2,1% registado na Zona euro, relativamente ao mesmo período do ano passado evidencia a desaceleração da economia no espaço da moeda única, que temos vindo a verificar por indicadores, como a taxa de inflação.
Taxa de emprego cresce 1,7% na zona euro e 1,5% na União Europeia
Além dos dados relativos ao crescimento do PIB, o Eurostat também divulgou informações relativas à taxa de emprego, a qual registou um crescimento de 1,7% na zona euro e de 1,5% na União Europeia. Já face ao segundo trimestre de 2022, a taxa de emprego tanto na Zona Euro, como na União Europeia, registou um crescimento na ordem dos 0,2%.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.