Abrandamento da economia num contexto de inflação alta: eis as previsões do INE

O Instituto Nacional de Estatística divulgou esta sexta-feira, dia 18 de novembro, a Síntese Económica de Conjuntura. O documento contém informações que revelam um abrandamento da economia numa esfera em que a inflação evidencia níveis elevadíssimos. Os dados relativos à atividade económica na ótica da produção, em relação ao mês de setembro, indicam uma desaceleração acentuada da atividade. 

Indicador de atividade económica

Segundo dados do INE, o indicador de atividade económica, o qual alberga um vasto conjunto de indicadores quantitativos, sofreu uma desaceleração generalizada em setembro, após ter acelerado no mês de agosto. O presente indicador retoma assim a marcha de abrandamento registada entre março e julho desde ano.

Indicador de clima económico

Por seu lado, o indicador de clima económico, o qual reúne os dados relativos aos inquéritos qualitativos às empresas, diminuiu entre agosto e outubro, o que reforça o movimento descendente que havia iniciado em março deste ano. 

Índice de Preços no Consumidor ronda os 10,1%

Em outubro de 2022 a variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor foi de 10,1%, o que perfaz a taxa mais elevada deste indicador registada desde maio de 1992. Relativamente ao mês anterior, a presente taxa subiu cerca de 0,8 pontos percentuais.

Taxa de desemprego de 5,8%

Tendo como base, o Inquérito ao Emprego, é possível determinar que a taxa de desemprego, no terceiro trimestre de 2022 foi de 5,8%, o qual se situa abaixo da verificada no mesmo período do ano passado, que foi de 6,1%.
Em relação ao emprego, o mesmo aumentou 1%, face ao mesmo período de 2021.

Remuneração bruta total mensal média aumentou 4%

A remuneração bruta total mensal média, por trabalhador ou por posto de trabalho aumentou cerca de 4% no terceiro trimestre deste ano. Contudo, em termos reais e tendo em conta a variação do Índice de Preços no Consumidor, a remuneração bruta total mensal média diminuiu 4,7% no terceiro trimestre de 2022. Esta discrepância deve-se em grande medida, à inflação elevada, à subida generalizada dos preços e a um aumento dos impostos.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img