A Euribor, taxa de referência para empréstimos em euros, subiu para novos máximos em três e seis meses na quinta-feira. Ao mesmo tempo os investidores preparam-se para mais uma subida das taxas de juro pelo Banco Central Europeu (BCE).
A média mensal da Euribor a três meses subiu 0,164 pontos percentuais entre maio e junho, e encontra-se no seu nível mais alto desde novembro de 2008. A Euribor a seis meses subiu 0,143 pontos no mesmo período, atingindo também o seu nível mais alto desde novembro de 2008.
Euribor sobe para novos máximos a três e a seis meses
A subida da Euribor é impulsionada pelas constantes subidas das taxas por parte do BCE e tudo indica que irão continuar a aumentar para fazer face à inflação. O BCE já indicou que é possível existirem mais dois aumentos este ano, a primeira em julho e novamente em setembro.
A subida da Euribor terá impacto nos empréstimos em euros, tornando-os mais caros. Isso pode afetar os consumidores que estão a pensar em comprar casa, ou que estão a renovar a casa. Também pode afetar as empresas que estão a pedir empréstimos para investir ou para expandir.
No entanto, a subida da Euribor também pode ajudar a controlar a inflação. Quando as taxas de juro estão mais altas, torna-se mais caro pedir dinheiro emprestado, o que pode desencorajar o consumo e o investimento. Isso pode ajudar a baixar a inflação.
A subida da Euribor é uma notícia negativa para os consumidores e as empresas, mas é uma medida necessária para controlar a inflação. O BCE espera que a subida das taxas de juro ajude a trazer a inflação de volta para os seus alvos de 2%.
O que significa a Euribor para ti?
Se tiveres um empréstimo com taxa variável, a subida da Euribor significa que vais pagar mais juros pelo empréstimo. O aumento dos juros pode ter um impacto significativo na tua carteira, especialmente se você tiveres um empréstimo de longo prazo.
Se estás a pensar pedir um empréstimo, é importante ter em mente que os juros são mais altos do que eram no passado. Isso significa que vais pagar mais juros pelo empréstimo, e isso pode afetar o teu orçamento.
Se estás preocupado com o impacto da Euribor no teu orçamento, fala com o teu banco sobre a possibilidade de renegociar o teu empréstimo. Em alternativa, podes também falar com o nosso parceiro, que atua na intermediação de crédito e pedir a tua proposta:

Como te podes proteger da subida do Euribor?
Existem algumas coisas que podes fazer para te proteger da subida do Euribor:
- Faz um orçamento e fica de olho nos teus gastos.
- Poupa dinheiro para ter uma reserva de emergência.
- Considera a possibilidade de mudar para um empréstimo com uma taxa de juro mais baixa.
- Renegoceia o teu empréstimo com o banco, ou transfere o crédito para outro.
- Fica de olho nas taxas de juros e toma medidas para te proteger contra a subida da Euribor.
–

Co-fundador MeuCapital | Educador e Mentor Financeiro
Sérgio Rodrigues nasceu em 1987 em Lisboa e atualmente reside no Porto. A sua formação académica e experiência profissional estão ligadas à gestão, contando já com 15 anos neste ramo. É um apaixonado por finanças pessoais e neste momento é Educador e Mentor Financeiro.