Dicas e conselhos para poupar no gás e luz

O mês de julho trouxe consigo alterações na faturação do gás e na luz.

Face à “subida global” nos custos com energia e à pressão que a inflação tem feito no bolso das famílias, a ERSE decidiu reunir um conjunto de dicas e conselhos, procurando ajudar as famílias a poupar neste tipo de despesas correntes.

Gás

No que toca ao gás, uma das práticas passa por não pendurar quaisquer objetos nas mangueiras ou tubos do gás e evitar deixar os equipamentos a gás ligados, sem vigilância.

Outra das medidas passa por, quando estiver a cozinhar, desligar o fogão e o forno (se a gás) minutos antes de acabar de cozinhar. Isto porque o calor acumulado permitirá concluir a refeição. 

Outra das opções, ainda que pareça simples, passa por desligar, também, o esquentador quando não precisar de água quente.

A ter em conta, também, é o caso de que quando for comprar uma botija de gás e esta seja de uma marca diferente, estar ciente de que os redutores variam de fornecedor para fornecedor, pelo que poderá precisar de comprar um novo.

Por fim, quando for tomar banho, procure baixar a temperatura da água do esquentador, pois com a chegada do verão, as poupanças poderão ser significativas.

Eletricidade

Já se quisermos falar de poupar eletricidade, pode começar por verificar se a iluminação em cada divisão da sua casa não está sobredimensionada e, se necessário, desligue algumas lâmpadas ou opte por umas mais económicas.

A ter em conta são também os aparelhos em standby, nomeadamente as televisões ou computadores que continuam a gastar eletricidade. Desligue-os completamente quando não os estiver a utilizar. Caso prefira poderá também optar por tomadas inteligentes que os desliguem automaticamente.

Quando colocar roupa a lavar na máquina, procure fazê-lo com a carga completa e num programa de baixa temperatura. A ERSE recomenda que o faça durante a noite caso tenha tarifa bi-horária. O mesmo para máquinas de lavar louça.

Evite deixar a porta do frigorífico aberta ou guardar alimentos quentes de forma que o processo de refrigeração não consuma energia em excesso.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img