Companhias do grupo SATA com lucro

Fonte da imagem: Azores Airlines

A Azores Airlines e a SATA Air Açores obtiveram um lucro de 7,2 milhões de euros no terceiro trimestre, atribuindo o grupo SATA estes “resultados inéditos” aos “fortes desempenhos comercial e operacional” das duas companhias aéreas.

Grupo SATA

Desde 1941, o Grupo SATA dedica-se a serviços de transporte aéreo, promoção turística, gestão de aeródromos e assistência em escala para todas as companhias aéreas que desembarcam em solo açoriano.

 A sua frota está dividida entre a SATA Air Açores e a Azores Airlines, operando voos regulares para o continente português e ilhas, Europa, Cabo Verde, Estados Unidos e Canadá, com uma rede combinada de voos em regime de codeshare e interline, assumindo a missão de levar os Açores ao Mundo e o mundo para os Açores.

SATA Air Açores

SATA Air Açores (Serviço Açoreano de Transportes Aéreos, SATA) é uma empresa aérea da Região Autónoma dos Açores.

Realiza voos regulares de passageiros, carga e serviço postal entre as ilhas açorianas. 

Para além do serviço inter-ilhas prestado pela SATA Air Açores, a companhia possui ainda uma subsidiária responsável por voos de médio e longo curso para destinos em Portugal e no estrangeiro, denominada Azores Airlines (anteriormente conhecida por SATA Internacional).

Azores Airlines

A Azores Airlines é, tal como anteriormente mencionado, uma companhia subsidiária do Grupo SATA, licenciada para operar voos no exterior dos Açores.

Em Outubro de 2015 ocorreu uma mudança no nome da companhia, passando a designar-se Azores Airlines, de forma a distinguir-se da companhia-mãe SATA Air Açores, que efetua os voos entre as ilhas dos Açores.

Lucros positivos no momento certo

Se há um momento em que estas empresas têm de aproveitar para faturar, é em pleno verão

E foi exatamente isso que aconteceu com estas duas empresas, faturando, no total, mais de 7 milhões de euros as duas.

Num comunicado divulgado esta quarta-feira, o grupo SATA avança que a Azores Airlines registou um resultado líquido de 3,3 milhões de euros de julho a setembro, enquanto a SATA Air Açores registou um lucro de 3,9 milhões.

De acordo com a SATA, “o principal desafio no ano prende-se com a tesouraria da operação”: “O elevado preço dos combustíveis, o contínuo enfraquecimento do euro, a ausência de compensação nas obrigações de serviço público para o Continente e os elevados encargos da dívida histórica condicionam continuamente a atividade, absorvendo uma parte desproporcional dos recursos libertos”, refere a própria no comunicado.

“No global, apesar dos fatores adversos, a recuperação da SATA está em linha com o traçado no plano de reestruturação aprovado pela Comissão Europeia”, rematou a empresa.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img