5 dicas eficazes para organizar as suas finanças pessoais

Gostava de alcançar tranquilidade financeira, e chegar ao fim do mês descansado? Gostava de saber organizar as suas finanças pessoais de uma maneira simples e eficaz? Conheça 5 dicas que o vão ajudar a encontrar descanso e a organizar o seu dinheiro.

Sente que não consegue orientar as suas finanças pessoais e não sabe como organizar o seu dinheiro? Saiba que não está sozinho, pois esta é uma dificuldade de muitos de nós. 

Independentemente da sua situação financeira atual, é importante que tome a iniciativa de adquirir mais conhecimento sobre o tema, pois como se costuma dizer, o saber não ocupa lugar. Seja através de livros, cursos, ou de qualquer outra forma, o importante é procurar aprender e saber organizar as suas finanças.  

Confira assim 5 dicas que o podem ajudar na sua jornada. 

Dica nº1: Não descure o planeamento 

Tenha em atenção que numa fase inicial um dos passos mais importantes passa por ter dedicação e capacidade de planeamento. Neste sentido, é fundamental que planeie e esteja a par de todos os seus gastos para que se possa organizar financeiramente, e que defina num orçamento semanal ou mensal aquilo que está, ou não, disposto a gastar.

Existem várias regras e dicas que pode seguir. Por exemplo, pode guiar-se pelo famoso método 50-30-20, em que 50% são despesas necessárias, 30% são despesas pessoais e 20% correspondem aos investimentos e poupanças.

O mais importante é que saiba distinguir aquilo que são despesas essenciais de desejos pessoais, e que defina metas que acima de tudo sejam realistas e possíveis de alcançar. 

Dica nº2: Acompanhe as suas despesas e rendimentos

Para além de ter em atenção ao planear quais as despesas que pretende realizar tendo por base o seu rendimento, deve também procurar acompanhá-las regularmente. 

Assim, a segunda dica sugere que para que se consiga organizar financeiramente deve prestar uma regular atenção a todas as suas despesas, mesmo aquelas pequenas despesas que são fáceis de esquecer, mas que ao fim do mês todas somadas assumem um peso muito relevante. 

Uma boa ajuda pode passar por utilizar algumas aplicações que o podem ajudar a organizar, e consequentemente, poupar dinheiro.

Dica nº3: Defina prioridades e evite gastos por impulso

Uma dica muito importante é que saiba definir exatamente quais são as suas prioridades, evitando gastos por impulso. Assim, deve procurar analisar o orçamento que definiu para si na anterior fase de planeamento, e separar as suas despesas entre aquilo que é prioritário e não é prioritário. 

Isto é, deve procurar definir os seus gastos, e distinguir aquilo que necessita, daquilo que não precisa realmente. Esta pode ser uma boa forma de cortar no que não é necessário, e juntar algum dinheiro adicional

O mais importante é agir da maneira que é mais fácil para si. Prefere definir prioridades na sua cabeça? Ou ajuda se realizar uma lista em papel ou até mesmo no seu smartphone? O que realmente importa é que saiba bem o que necessita para que quando for realizar as suas compras esteja orientado, e possa evitar mais facilmente comprar artigos desnecessários, as chamadas compras por impulso. 

Dica nº4: Não gaste mais do que ganha

Apesar de parecer simples, esta dica não é para muitos assim tão óbvia. Evite gastar mais do que ganha. Para que isto funcione é importante que os restantes passos estejam alinhados, e que seja organizado e acompanhe com regularidade os seus extratos. 

Isto é, não feche os olhos e procure saber exatamente quando é que o seu dinheiro entra e sai da sua conta bancária. Tome ainda em atenção que um cartão de crédito não é um rendimento extra, e mais tarde ao mais cedo terá que pagar aquele valor, que lhe sairá caro. Deste modo, evite utilizar este tipo de cartão a menos que realmente necessite. 

Dica nº5: Estude sobre investimentos

A última dica sugere que deve procurar explorar o mundo dos investimentos, uma vez que pouco lhe adianta acumular um determinado volume financeiro se não o fizer render da melhor maneira possível, pois estará a desperdiçar uma oportunidade. 

Desta forma, tendo em conta os seus objetivos financeiros, e o seu perfil de risco enquanto investidor, procure informar-se, estudar os mercados e as suas opções de negócio para que possa alocar o seu dinheiro em investimentos numa opção mais atrativa e rentável.  Confira ainda algumas dicas para investir na bolsa de valores enquanto iniciante.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img