Dicas para sobreviver ao primeiro ano de empreendedorismo

A ideia de tornar uma paixão ou um hobby num negócio, ser o seu próprio patrão, estabelecer o seu próprio horário e, no fundo, seguir os seus sonhos parece ideal, em teoria. Porém, existem inúmeros obstáculos a enfrentar como empreendedor, sendo que o primeiro ano é sempre o mais difícil. Na verdade, de acordo com um estudo do Banco de Portugal de 2017, apenas 48% das novas empresas sobrevivem ao primeiro ano.

Por mais espantoso que possa ser, gerir um negócio pode, também, fazê-lo sentir que está a combater o fogo. Para além de todas as grandes experiências que terá, das coisas que aprenderá e dos sucessos que possa esperar, está a assumir um enorme risco, sendo que são poucos aqueles que se atrevem a fazê-lo, e têm êxito.

Mas o que mais importa é a forma como se caminha através desse fogo. Se o enfrentar com a mente aberta, sairá mais forte. Isto porque, com a mentalidade certa, conseguirá aprender com os altos e baixos e ganhará uma experiência chave que o tornará um melhor líder a longo prazo.

Assim, conseguir fazer o seu negócio chegar ao seu primeiro aniversário, leva grandes níveis de dedicação, perseverança e preparação. Deste modo, deixo aqui 7 dicas para sobreviver ao primeiro ano de empreendedorismo:

1. Crie um plano de negócios

Embora seja um dos fundamentos para iniciar um negócio, é surpreendente como muitos ainda saltam este passo, ou que se contentam apenas com um plano rudimentar. Porém, um plano de negócios sólido deve cobrir todos os aspetos da sua startup

Ter um plano para o seu negócio pode dar-lhe um foco estratégico, permitindo a previsão de fluxos de caixa e manter o foco nas prioridades chave.

Este plano não precisa de ser um documento avassalador, não importa quão longo ou curto o seu acabe por ser, deverá incluir as oito secções seguintes:

  1. Sumário executivo
  2. Descrição da empresa
  3. Análise de mercado
  4. Gestão e estrutura da empresa
  5. Informação sobre serviços ou produtos
  6. Estratégia de marketing e vendas
  7. Informação sobre o financiamento
  8. Projeções financeiras

No mínimo, o seu plano de negócios deve resumir claramente o seu modelo empresarial, proposta de valor, objetivos empresariais, público-alvo, plano financeiro, plano de marketing e marcos passados e futuros. 

2.  Seja paciente

Quando inicia o seu próprio pequeno negócio, está entusiasmado com ele – e deve estar – porque está determinado a torná-lo numa empresa altamente rentável e bem sucedida, esperando que ela apresente resultados rentáveis desde o primeiro dia.

Todos nós já ouvimos histórias romantizadas de pessoas que iniciam negócios nas suas garagens, e começaram, desde cedo, a lucrar. Estas histórias são algo que muitos empresários em início de atividade aspiram a criar. Porém, na maioria das vezes, a realidade não é esta. Para começar um negócio, é muito provável que seja necessário algum capital. 

A maioria das pequenas empresas não consegue realizar um lucro no primeiro ano e, por vezes, pode demorar até três anos até que mais dinheiro comece a entrar do que a sair. 

A razão é que as pequenas empresas precisam de estar bem estabelecidas, encontrar o seu nicho no mercado, e tornar-se conhecidas através de variadas estratégias de marketing, e este processo pode levar tempo. Assim, é importante perceber que a falta de lucro no início não indica que o negócio esteja a falhar.

É preciso ter paciência para trabalhar arduamente na construção da empresa de modo a que, com o tempo, esta tenha lucro.

3. Mantenha as suas despesas baixas

Como já foi mencionado, é difícil iniciar um negócio sem capital suficiente. Há, no entanto, formas de maximizar os seus fundos.

Deste modo, é necessário manter os seus custos o mais baixo possível até que o resultado das vendas comece a entrar. Contrate apenas pessoas indispensáveis para o negócio, sendo que numa primeira instância, torna-se útil utilizar freelancers para trabalhos esporádicos. Gaste dinheiro só com o que for estritamente necessário. Por exemplo, se um espaço físico não for essencial para o começo do seu negócio, abra mão do escritório. Se não for o caso, pode, simplesmente, obter equipamento pouco a pouco, assim que os rendimentos começarem a chegar.

Assim que começar a obter lucros provenientes do seu negócio, não fique excessivamente confiante. É necessário ter em consideração que tempos difíceis virão. Assim, torna-se essencial realizar um orçamento empresarial, onde coloca como prioridade criar um fundo de emergência. Este fundo será útil para os “dias chuvosos” e deverá ter o suficiente para que a sua empresa consiga sobreviver, pelo menos, 6 meses, sem qualquer tipo de rendimento.

4. Não tente oferecer demasiadas coisas ao mesmo tempo

Um erro que muitos empresários cometem é tentar ser tudo para todos. Pode parecer contraditório, mas é melhor apelar a um pequeno grupo de clientes leais do que tentar atrair toda a gente. Especialmente quando está a começar a construir o seu negócio. 

Comece por estabelecer objetivos e marcos realistas. Concentre-se em alcançar pequenos marcos incrementais em vez de construir um império multimilionário desde o primeiro dia.

Ao tentar ser tudo para todos, acabará por não ser nada para ninguém. Numa tentativa de agradar a toda a gente, acabará por diluir a sua proposta de negócio, a sua marca e o que pretende que a sua empresa represente.

Assim, não deve aceitar qualquer proposta que lhe seja feita. Deve considerar como é que cada oportunidade em termos de clientes, eventos, marketing ou parcerias se encaixam nas prioridades que já delineou no seu plano de negócio.

Caso contrário, acabará por ocupar demasiado do seu tempo com atividades secundárias, que não levam a empresa para a frente. Especialmente durante o primeiro ano precisa de ser muito seletivo na forma como gasta o seu tempo e recursos.

5. Foque-se no cliente

Este é um passo essencial no início do negócio, pois conseguirá perceber se está a ir no caminho certo ou se, porventura, será melhor mudar um pouco a direção. 

O seu objetivo não é criar um negócio/produto ideal apenas para si, tem de interessar ao cliente, tem de ser algo que o ajude. Esteja sempre atento às necessidades dos clientes, sendo que se torna crucial para construir a lealdade e confiança. Considere incorporar feedback útil à medida que a empresa se desenvolve e é estabelecida no mercado, pois são estas as “pistas” que permitirão que o seu negócio se expanda. Quando produzir algo que os clientes precisam e gostam, as suas vendas irão subir.

Adicionalmente, esforce-se por tornar os seus processos mais rápidos e mais convenientes para os seus clientes. E não tenha medo de oferecer bónus ou descontos especiais, especialmente quando introduzir novos produtos ou serviços.

Para além disso, deve contratar as pessoas certas, que irão fazer jus àquilo que é o seu negócio. Para que o cliente goste do seu serviço, é necessário que seja bem atendido, com empatia e simpatia. Para tal, é importante ter colaboradores que tenham prazer em realizar aquele trabalho, sendo que qualquer atitude antipática pode prejudicar a imagem da sua empresa. Afinal, funcionário feliz, clientes felizes.

6. Construa uma rede de contactos

As pessoas fazem negócios com pessoas que conhecem, gostam e confiam. A rede profissional que irá construir no seu primeiro ano pode abrir-lhe portas que, de outra forma, não seriam abertas. 

Qualquer pessoa pode ser um potencial parceiro, cliente, ou mesmo fonte de inspiração. Assim, quantas mais pessoas conhecer, melhor. A criação de uma rede de contactos envolve múltiplos níveis. Porém, é essencial que comece por estabelecer uma relação com:

  • Fornecedores: Crie uma relação positiva com os fornecedores do seu negócio. A qualidade do seu produto e a eficiência do seu processo de vendas depende fortemente da fiabilidade do seu fornecedor. 
  • Clientes: Ter uma rede de clientes fiéis ajudará a estabelecer a sua reputação comercial e a promover o seu negócio através de canais fiáveis. 
  • Outros Empresários: Finalmente, contactar profissionais que abriram negócios numa área parecida com a sua pode gerar grandes oportunidades de aprendizagem e ajudá-lo a conhecer e a estabelecer parcerias com outras empresas da sua indústria. Tal pode reforçar as suas conexões, ensinar-lhe segredos do negócio, iniciar colaborações (que irão melhorar ainda mais a promoção e visibilidade da marca), e até estabelecer uma rivalidade saudável com os seus concorrentes.

7. Cuide de si!

Por último, mas não menos importante, deve ter em especial consideração as suas necessidades! Só assim vai ter forças para levar o negócio para a frente.

Em primeiro lugar, é importante fazer pausas do trabalho. Apesar de ser crucial focar-se a cem por cento no seu novo negócio, e trabalhar horas a fio para que ele ganhe vida, é igualmente importante que se comprometa a ter um descanso para respirar e recuperar energias, de vez em quando! 

Joe Robins escreveu que “Trabalhar sem pausas é um mau hábito que pode comprometer os seus negócios, a sua saúde e a vida pela qual deveria estar a trabalhar. Precisa de parar, respirar e ter um pouco de descanso. Muitas vezes, as mais importantes descobertas nos negócios ocorrem quando se afasta completamente deles.”

Para além disso, deve dar especial atenção à sua alimentação, aos seus hábitos de sono e de exercício, sendo que é essencial criar rotinas saudáveis e sustentáveis que o motivem. Muitos empreendedores, por se dedicarem exclusivamente ao trabalho, acabam por negligenciar estas três necessidades básicas. Porém, no instante em que estes hábitos saudáveis são descartados – pela falta de importância na mente do empreendedor – é o momento em que se perde a eficiência no trabalho, é quando a produtividade cai.

Pode parecer uma perda de tempo dormir sete horas por dia, ter uma alimentação saudável, ou correr uns quilómetros, mas acabam por ser ganhos de tempo, porque lhe trazem o vigor, a resistência, a clareza mental e a energia que necessita para ter sucesso no seu negócio.

Assim, dar importância a uma alimentação saudável, a horas de sono suficientes e a uma rotina de exercício físico pode ajudá-lo, ainda que indiretamente, no trabalho. Lembre-se: corpo são, mente sã.

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Conclusão

Ser empreendedor está longe de ser uma missão fácil. É possível alcançar o sucesso, mas precisa de ter consciência, desde o início, que vai enfrentar uma enorme variedade de desafios e a única forma de sobreviver ao caminho duro que o espera é preparar-se para a viagem.

E a única forma de ter forças para batalhar durante esta longa jornada é se o seu negócio tiver como base algo em que acredita. Caso contrário, acabará por desistir, por não ser algo que o encoraje e motive a batalhar diariamente.

O mais importante é que não duvide de si mesmo. Escolha sabiamente as suas relações de negócio e prepare-se para receber “críticas”, mesmo que elas venham de amigos ou família chegada. Vão sempre haver “haters”. Se se deixar consumir por eles, vai perder tempo e energia, ou mesmo, desmotivar-se para continuar o seu negócio.

Basta confiar em si próprio, acreditar no que está a fazer e cuidar de si, e vai conseguir ultrapassar todos os desafios.

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