Tesla revela qual o nível de degradação de uma bateria após 300.000 km

Através do seu Relatório de Impacto de 2022, a Tesla revelou os resultados dos testes realizados aos seus veículos, com destaque para a vida útil das suas baterias.

A vida útil e “saúde” das baterias, é uma das preocupações que os condutores de veículos elétricos (VE) e seus potenciais utilizadores, normalmente, apresentam. Este acaba por ser um tema bastante debatido, pelo que os níveis de degradação das baterias merecem bastante atenção. 

A Tesla, fabricante de veículos elétricos, através do Relatório de Impacto de 2022, fez saber os resultados dos testes realizados sobre a degradação das suas baterias.

De acordo com a fabricante americana, verifica-se uma queda de 12% na capacidade da bateria do elétrico, após terem sido percorridos 320 mil quilómetros. 

De acordo com a marca, “a quilometragem é apenas um fator na degradação da capacidade da bateria; a idade da bateria é também um fator importante. Os valores de degradação em quilometragens mais baixas refletem provavelmente o impacto da idade, enquanto os valores de quilometragem mais elevados, que provêm de veículos de elevada utilização, refletem provavelmente uma menor influência da idade da bateria”.

Os mais recentes modelos, Model Y e Model 3, foram testados e, de acordo com a Tesla, a sua taxa de degradação não é tão expressiva, registando uma degradação inferior a 10% após os 100.000 quilómetros realizados. Aos 200.000 percorridos, a bateria em ambos os modelos regista uma perda inferior aos 15%, pelo que a sua capacidade de retenção poderá ser superior aos 85%.

No entanto, a Tesla afirmou que existem novos componentes que poderão afetar a degradação das baterias, adiantando que “o desempenho de produtos químicos mais recentes (ainda não divulgados) pode variar”. Neste seguimento, a fabricante de veículo refere que, assim que tenham dados suficientes, tornará público o conhecimento de quais são estes componentes.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img