No meio da tensão entre os Estados Unidos e a China, uma das maiores empresas americanas, a Tesla, vai abrir uma fábrica em Xangai para produzir a “Megapack”, uma unidade de armazenamento de energia em larga escala.
A Tesla, detida por Elon Musk, vai durante este ano começar a construir a sua segunda fábrica em Xangai. Esta nova fábrica, que se espera que esteja operacional no segundo trimestre de 2024, e que venha a produzir 10.000 baterias Megapack por ano, cada uma com uma capacidade de armazenamento de mais de três megawatts-hora de energia.
Esta unidade vai ser somada à que a Tesla já tem atualmente para a produção de automóveis elétricos, empresa que em 2022 produziu mais de 700 mil automóveis, que representam 52% da produção mundial da empresa (apesar de ter encerrada enquanto decorria a política Covid-zero, abandonada pela China apenas no início de 2023) e que se espera que venha a marcar um novo capítulo na história dos investimentos da Tesla em território Chinês.
Na cerimónia de lançamento do projeto estiveram presentes vários altos cargos da empresa, como o vice-presidente da Tesla, Tao Lin, bem como vários altos cargos políticos do governo regional de Xangai, como o vice-presidente de Xangai, Wu Qing. Elon Musk deverá ainda este mês visitar o país para ver as instalações. O fundador da Tesla tem nos últimos tempos anunciado vários investimentos para a empresa, já em março Musk tinha confirmado a construção de uma fábrica no México, destinada à montagem de veículos.
A instalação de uma nova unidade da Tesla na China ocorre no meio da instabilidade entre Pequim e Washington, devido quer à questão do possível apoio chinês à Rússia, quer pela questão de Taiwan, ilha que se autoproclama independente, mas cujo o gigante asiático reconhece como seu território.

Mário Costa, estudante do 1º ano do Mestrado em Finanças na FEP, Financial Content Writer na MeuCapital e Membro do Departamento de Corporate Finance no FEP Finance Club. É escuteiro desde os 9 anos e ao longo dos anos desenvolveu um forte interesse pela área financeira, tendo por a missão de contribuir para uma maior literacia financeira em Portugal.