Na passada quinta-feira, a Starbucks nomeou Laxman Narasimhan para o cargo de diretor executivo da empresa. O cargo era ocupado previamente por Howard Schultz, que, juntamente com a administração, procurava um sucessor para a posição.
O novo CEO iniciará as suas funções já em outubro. Primeiramente, terá um período de adaptação e familiarização, para que, em abril do próximo ano, esteja apto para assumir o cargo de forma oficial. Até lá, Howard Schultz continuará como CEO interino.
Segundo a presidente do conselho de administração da Starbucks, Mellody Hobson, Laxman é um “líder inspirador” e “é a sua grande experiência na condução de transformações estratégicas em negócios de contacto direto com os consumidores que fazem dele a escolha ideal para o cargo.”
Schultz, um dos grandes responsáveis pela dimensão que a cadeia de cafés apresenta atualmente, continuará como membro da administração da empresa e conselheiro do novo CEO.
No seu percurso, Laxman Narasimhan, trabalhou vários anos na MCKinsey & Company, esteve em vários cargos na PepsiCo e, recentemente, ocupava a mesma posição na Reckitt Benckiser, do ramo da saúde e higiene, que detinha empresas como a Calgon, Durex e a Mucinex.
Schultz também deixou elogios a Laxman, afirmando que o mesmo é o líder certo para assumir o cargo, e que não só apresenta as qualidades técnicas para assumir a liderança da empresa, como também partilha os valores e a paixão da marca.
Miguel Gonçalves, aluno da licenciatura em Gestão na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). Devido ao seu intresse pelo mundo económico e financeiro, é membro do departamento financeiro na StartUp BUZZ e atua como Financial Content Writer na MeuCapital.