Fim da linha para a Starbucks na Rússia

A Starbucks, famosa empresa norte-americana e uma das maiores cadeias de cafetarias no mundo, anunciou, na passada segunda-feira, o encerramento permanente das mais de 120 lojas espalhadas pela Rússia.

A empresa norte-americana abriu a primeira loja na Rússia em 2007, pondo assim fim a uma ligação que durou cerca de 15 anos. Contudo, é importante frisar que a empresa com sede em Seattle relatou que não tem lojas próprias na Rússia, cabendo o controlo e a gestão ao grupo Alysha, os quais estabeleceram um acordo com a Starbucks.

Este encerramento em definitivo no país liderado por Vladimir Putin já era expectado uma vez que, no dia 8 de março aquando do início da terrível e cruel Guerra na Ucrânia, a empresa já tinha suspendido, de forma temporária, a prestação de serviços em terras russas.

Esta decisão ficou conhecida face à Starbucks ter enviado uma nota aos mais de 2.000 funcionários afetados pela decisão. Contudo, a empresa comprometeu-se ao pagamento dos salários auferidos pelos seus ex-colaboradores por um período de seis meses, assegurando ainda que farão de tudo de forma a ajudar na transação para novos postos de trabalho.

Apesar do mercado russo corresponder apenas a uma pequena parcela das receitas da Starbucks, a mesma preferiu não comentar o impacto financeiro que este conjunto de medidas irá afetar na empresa.A multinacional norte-americana não é a primeira empresa a abandonar o mercado russo após a invasão à Ucrânia. Depois de 32 anos de atividade, foi a vez da McDonalds, na semana passada, a fechar em definitivo as suas mais de 800 lojas espalhadas, desde 1990, pelo país de leste.

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