Seria mesmo necessária a nova encomenda da TAP?

spot_imgspot_img

Fonte da imagem: SupplyChain Magazine

A companhia aérea portuguesa TAP voltou, nesta semana, a ser destaque das notícias e, mais uma vez, por maus motivos.

Na passada terça feira dia 04/10, a empresa que agora “é de todos nós para o bem e para o mal” segundo Pedro Nuno Santos, Ministro das Infraestruturas e Habitação, encomendou 79 BMW’s para a sua nova frota automóvel.

Esta compra surgiu na necessidade, segundo a mesma, de substituir a sua frota antiga que era composta, maioritariamente, por carros da marca francesa Peugeot.

Quais são os veículos em questão?

Os novos veículos têm um valor de mercado a partir dos 52 e dos 65 mil euros, são híbridos plug-in e começarão a chegar no início do próximo ano.

De uma forma mais detalhada, esta compra resultou num BMW 530 com um valor de mercado de, pelo menos, 66 mil euros. Além deste, há quatro BMW X3 que, em conjunto, custam cerca de 250 mil euros. Para além disso, sobram ainda 74 BMW X2, cujo preço total de mercado é de quase 4 milhões de euros.

Qual foi o motivo da compra segundo a TAP?

Segundo a gestão executiva da companhia aérea portuguesa, “esta opção representa uma poupança de 20% do valor mensal da renda e tributação relativamente a novos contratos de renting para viaturas com características semelhantes às atuais (gasóleo)”.

Mas, afinal, porque é que isto é notícia?

Cada vez mais é normal as empresas terem frotas automóveis e os mesmos serem disponibilizados à sua gestão de topo como diretores, CEO’s, e afins.

Contudo, isto seria numa empresa normal. A TAP, no ano passado, perdeu mais de 1.600 milhões de euros, o que dá o equivalente a 4.833 milhões de euros, valor esse semelhante ao valor de mercado da nova frota.

Além disso, trata-se de uma empresa que está a tentar sobreviver com o chamado “resgate público”, o que faz com que esta notícia não esteja a ser bem recebida ao olhar dos portugueses.

spot_imgspot_img

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Últimas notícias

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias
spot_imgspot_img

Artigos Relacionados

spot_img