O russo Roman Abramovich, o qual tem nacionalidade portuguesa desde abril de 2021, ao abrigo da Lei da Nacionalidade pelos judeus sefarditas, escondeu cerca de 874 milhões de euros num complexo de estruturas offshore.
Quando aconteceu a transferência?
A transferência realizada por Roman Abramovich para o complexo de estruturas offshore teve lugar dias após a invasão russa da Ucrânia, a 24 de fevereiro e depois de este ter sido sancionado pelo governo britânico a 10 de março.
Confirmação da transferência
A transferência foi confirmada pelo governo do Reino Unido numa circular do Ministério dos Negócios Estrangeiros que data de 12 de abril. Nesse documento é ainda referenciado o nome de Demetris Ioannides, o qual trabalhou com Roman Abramovich nos últimos 20 anos. O governo britânico acredita que Ioannides tenha sido responsável pela criação das estruturas offshore que permitiram a Roman Abramovich esconder parte da sua fortuna.
Outras informações
O governo britânico salienta no documento que os oligarcas russos têm-se esforçado para proteger a sua riqueza tendo auxílio de intermediários financeiros, fundos fiduciários offshore, empresas de fachada e até mesmo de familiares. Depois de descobrir esta rede, o governo britânico congelou os bens, proibiu viagens, além de ter aplicado sanções de transporte e de fundos fiduciários.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.