O presidente do município de Nova Iorque e o Departamento de Polícia da cidade, procederam à apresentação, na passada terça-feira, dia 11 de abril de 2023, de diversos robôs que terão como objetivo ajudar os agentes na manutenção da segurança.
Quais são as três novas tecnologias policiais na cidade de Nova Iorque?
O comissário da polícia, Keechant Sewell, anunciou numa conferência de imprensa realizada em Times Square que as três novas tecnologias policiais na cidade de Nova Iorque serão: o robô de segurança autónomo K5, o robô Digidog e o acessório de GPS StarChase.
Robô Digidog
A cidade de Nova Iorque procedeu à compra de dois Digidogs, juntamente com outros acessórios como por exemplo um detector de gás, por 750 mil dólares. Sabe-se que a cidade irá alugar as duas tecnologias para um teste piloto que terá início este verão, por 1750 dólares mensais. De salientar que este robô amarelo, com aspecto de um cão, irá possuir uma câmera no lugar da cabeça, tendo o mesmo sido produzido pela Boston Dynamics.
Robô K5
O robô de segurança autónomo K5, encontra-se equipado com um vasto conjunto de câmeras, sensores e inteligência artificial, permitindo fornecer informações em tempo real aos agentes. De salientar que esta tecnologia tem sido utilizada com frequência em várias áreas dos Estados Unidos da América, tendo ajudado em várias situações, como no caso dos tiroteios em centros comerciais. Após seis meses de testes, o robô de segurança autónomo K5 irá patrulhar a Times Square e as suas estações de metro.
Sistema StartChase
O sistema StarChase irá funcionar através da instalação de um dispositivo GPS, de forma manual ou disparando-o de um veículo, a um veículo em fuga, permitindo assim que o mesmo seja rastreado em tempo real. Esta tecnologia irá permitir que os agentes da NYPD consigam seguir remotamente um veículo, evitando assim a realização de uma perseguição pelas ruas sempre movimentadas de Nova Iorque.
De salientar que a NYPD fez questão de sublinhar que nenhuma destas ferramentas possui reconhecimento facial.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.