Fonte da imagem: Repsol
A Repsol adquiriu 50,01% da empresa elétrica espanhola CHC Energia, com isto fica garantido o objetivo da empresa de alcançar os dois milhões de clientes de eletricidade e gás na Península Ibérica.
Vai haver mais um grande negócio no mercado ibérico da energia, com a Repsol a adquirir mais de 50% de uma grande empresa ligada ao setor da energia, a espanhola, CHC Energia.
O negócio foi comunicado pelo lado espanhol, “A assembleia-geral de acionistas da CIDE Servicios Comerciales, proprietária de 100% da CHC Energia, aprovou na terça-feira a aquisição, por parte da Repsol, de 50,01% do capital da elétrica espanhola CHC Energía”.
“Desta forma, a empresa multi energética adquire uma das principais comercializadoras de eletricidade e gás em Espanha, com um amplo posicionamento em zonas rurais e pequenos municípios”. No entanto, o comunicado não refere quais os valores que estarão envolvidos no negócio, estando para já descartadas alterações nas equipas de direção de ambas as empresas.
Com isto a Repsol vai entrar no capital da gigante espanhola, cumprindo assim um dos seus objetivos do Plano Estratégico 2021-2025, o de alcançar os dois milhões de clientes de eletricidade e gás na Península Ibérica.
Um dos grandes objetivos da Repsol, no que toca à sua expansão, é consolidar a sua estratégia de diversificação e consolidação, enquanto empresa multi-energética. Com este negócio e segundo o director-geral de Clientes da Repsol, Valero Marín, “A aquisição de 50,01% da CHC Energía reforça o nosso compromisso em disponibilizar uma oferta energética múltipla e de qualidade a todas as casas e empresas da Península Ibérica. Também demonstra a nossa aposta de proximidade aos clientes, ao incorporarmos cerca de 150 novos estabelecimentos comerciais de venda e atendimento ao cliente, especialmente em zonas rurais”.
Para o que resta de 2023 a empresa energética espera atingir 2.700 megawatts (MW) de capacidade instalada de geração renovável, bem como, com a aquisição, somar os 350 mil de clientes da CHC Energía à sua carteira.

Mário Costa, estudante do 1º ano do Mestrado em Finanças na FEP, Financial Content Writer na MeuCapital e Membro do Departamento de Corporate Finance no FEP Finance Club. É escuteiro desde os 9 anos e ao longo dos anos desenvolveu um forte interesse pela área financeira, tendo por a missão de contribuir para uma maior literacia financeira em Portugal.