Fonte da imagem: IRN
O Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo, adiantou que Portugal vai ter um novo cartão de cidadão, o qual terá contactless, deixando de ser deste modo necessário um leitor de cartões. O novo cartão de cidadão deverá ser lançado no decurso deste ano.
Novo design e mais segurança
Segundo o Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo, o novo cartão de cidadão terá um novo design e mais segurança, situando-se na vanguarda a nível internacional, no que respeita a esta matéria.
Algumas características do novo cartão de cidadão
O novo cartão de cidadão irá incluir uma autenticação baseada em biometria, o que por sua vez garantirá que muitos serviços presenciais passem a ser feitos em casa, como por exemplo, a ativação do cartão. A sua substituição deverá ser realizada à medida que o mesmo vai caducando.
Oito novas lojas do cidadão em 2023
O Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo, salienta que por agora, os atendimentos nos serviços públicos irão continuar a decorrer numa lógica de 50% por marcação prévia e 50% por presença espontânea. Um dos grandes objetivos do Governo para o ano de 2023 prende-se com a abertura de oito novas lojas do cidadão.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.