Portugal é o segundo país com mais mulheres inventoras

As falácias enunciadas no séc. XX, que retratavam uma visão neoliberal sobre o papel da mulher na sociedade, a pouco e pouco, vão-se finalmente extinguindo!

Depois de um longo caminho percorrido, e que deve continuar a ser feito, as mulheres têm vindo a deixaram de ser vistas como a parte do agregado familiar que cuida gentilmente, e exclusivamente, dos assuntos domésticos. 

As décadas de investimento público na saúde infantil, na educação das raparigas, nos cuidados de saúde reprodutiva das mulheres e no fortalecimento das mulheres permitiram que hoje, num país pouco amigo da inovação, Portugal tenha a segunda maior percentagem de mulheres inventoras (26,8%), entre os Estados-membros do Instituto Europeu de Patentes (IEP)

Portugal, com uma percentagem de 26,8% é apenas ultrapassado pela Letónia (30%). Alentejo é a região com a maior percentagem. 

No fim da tabela surgem Alemanha e Luxemburgo (10,0%), Liechtenstein (9,6%) e Áustria (8,0%)

O estudo, levado a cabo pela entidade supraenunciada, tem em consideração o registo de patentes submetidas por país entre 2010 e 2019. Entre estas datas registou-se uma clara tendência de crescimento e, se o intervalo de datas apenas dissesse respeito a um horizonte temporal mais recente, o registo seria ainda mais assinalável.

Os dados revelam que a química é a área com mais mulheres inventoras (42,3% em Portugal e 22,4% na Europa) e a engenharia mecânica a que tem menos (13,4% em Portugal e 5,2% na Europa).

Importa realçar o papel das universidades portuguesas na promoção das mulheres inventoras. Entre os doutorados em STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) 47% são mulheres, um número bastante mais elevado que em outros países, como França (37%) ou Alemanha (39%).

Por fim, um apelo: cabe a cada um de nós prosseguirmos com a reflexão sobre o papel que podemos delinear para levar a cabo uma sociedade mais igualitária, justa e plena. 

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img