Exportações: Metalurgia bate recorde

A associação do setor da metalurgia e metalomecânica anunciou, esta quinta-feira, que durante o mês de maio o setor ultrapassou pela primeira vez os 2 milhões de euros em exportações. Trata-se assim de um recorde mensal absoluto. Quando comparado com o mesmo período do ano anterior verifica-se um aumento de 25%.

O crescimento deste setor veio superar todas as estatísticas e expectativas, verificando-se que os valores atingidos em maio (2.135 milhões de euros) resultam essencialmente da alavancagem do desempenho dos subsetores da metalurgia, dos produtos metálicos e das máquinas e equipamentos. Nestes verificou-se, respetivamente, um aumento de 54%, 35% e 19% quando comparados com o período homólogo. 

Desde o início de 2022 que se observa um crescimento forte deste setor, tendo até maio do corrente ano acumulado um valor de 9.432 milhões de euros em exportações (mais 9,4% do que o valor atingido no mesmo período do ano transato).

As exportações do setor para países pertencentes à União Europeia também aumentaram (cerca de 13,5%) quando comparadas com maio de 2021, sendo a Alemanha, a França e a Espanha os países em que se verificou uma maior variação homóloga. Fora da União Europeia, os principais destinos são os EUA onde se analisou um crescimento de 76,6% nos primeiros 5 meses de 2022 quando comparado com o mesmo período de 2021.

Autora: Sara Santos

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img