FMI corta previsão de crescimento dos EUA para 2,9% este ano

Dados os elevados níveis de inflação vividos também nos Estados Unidos da América, o Fundo Monetário Internacional cortou a previsão efetuada em relação ao crescimento da economia dos EUA. Desta feita, o FMI anunciou o corte da previsão de crescimento dos Estados Unidos para 2,9% em 2022 e 1,7% em 2023. A instituição projeta agora uma expansão de 2,9% para o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos em 2022, perante os 3,7% projetados em abril. Para 2023, o crescimento vai cair para 1,7%, de acordo com as novas projeções do FMI. 

Os Estados Unidos da América encontram pela frente, um período de dificuldade, mas o corte da previsão de crescimento não foi a única objeção imposta. Kristalina Georgieva, diretora-geral do FMI, pediu ainda a anulação de taxas restritivas ao comércio, impostas há cinco anos, para “impulsionar o desempenho económico e aliviar as restrições de oferta”. O FMI cortou a previsão de crescimento da economia mundial para este ano em 0,5 pontos percentuais (pp.) para 4,4%, de acordo com o relatório divulgado em janeiro, antes do início da guerra na Ucrânia.

Segundo a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, as dificuldades podem diminuir no decorrer do segundo trimestre caso o número elevado de infecções de Covid-19 não escale novamente e não surjam novas variantes mais infecciosas das já existentes na vida em sociedade. 

As preocupações existem e as duas maiores economias do mundo estão a ser realmente afetadas sendo que o FMI previa que o PIB dos Estados Unidos crescesse 4% este ano, menos 1,2 pp. do que no relatório de outubro, e o da China avançasse 4,8%, menos 0,8 pp. do que previa anteriormente. O FMI estimava ainda que o crescimento da economia mundial pudesse continuar a desacelerar em 2023 para 3,8%, contudo 0,2 pp. acima do que estimava anteriormente.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img