Empresas de A-Z: Jacobs Engineering Group

A Jacobs Engineering Group ($J) é uma empresa norte-americana, com sede na cidade de Dallas, que, à base de operações contratadas, fornece serviços arquitetónicos e de engenharia, serviços de gestão de construções e operações complexas, bem como consultoria nas mais diversas áreas de sistemas complexos. 

O seu negócio está dividido em 2 segmentos principais: Critical Mission Solutions – CMS (Soluções de Missão Crítica) e People & Places Solutions – P&PS (Soluções para Pessoas e Locais). No segmento CMS, a empresa presta serviços de integração de aplicações de análise de dados, sistemas e de software, bem como consultoria técnica nestas áreas da engenharia. Tem como principais clientes organizações como o Departamento de Defesa e o Departamento de Energia dos EUA, a NASA ou ainda, o Ministério da Defesa e a Autoridade de Descomissionamento Nuclear do Reino Unido. 

O gráfico seguinte é retirado do relatório anual “10-K” de 2020, onde está expressa a percentagem da receita proveniente de cada área de ação por parte do segmento CMS, no passado ano fiscal:

Fonte: Relatório anual “10-K” de 2020 da Jacobs Engineering Group

A construção civil é, por isso, a maior fonte de receita do segmento CMS, apesar de não representar uma maioria, sendo, assim, um segmento diversificado. 

No segmento P&PS, a Jacobs Engineering presta serviços também de engenharia, mas focados em projetos complexos de mobilidade, gestão de água e infraestruturas críticas para construir o que se designa de Smart Cities (Cidades Inteligentes). Alguns casos de sucesso inseridos neste segmento foram os projetos de planeamento da infraestrutura dos Jogos Olímpicos de Londres de 2012, e da mais recente Expo 2020 Dubai. O gráfico seguinte expressa também as áreas de ação deste segmento: 

Fonte: Relatório anual “10-K” de 2020 da Jacobs Engineering Group

Tal como o segmento CMS, o P&PS também é muito diversificado.

As origens

Joseph L. Jacobs cresceu em Brooklyn, Nova Iorque, no seio de uma família de origem Libanesa que fez fortuna nos EUA a vender lâminas de barbear durante a Primeira Guerra Mundial. Com a invenção da lâmina de barbear de segurança, as mais comuns hoje em dia, a fortuna da família rapidamente desapareceu, o que forçou Jacobs a trabalhar desde muito cedo na sua infância. 

Estudou no politécnico de Brooklyn, tendo acabado o doutoramento em engenharia química em 1942, e começou a trabalhar para a Merck & Company ($MRK) na produção do inseticida DDT e de penicilina. Foi só em 1947 que Jacobs decidiu criar o seu próprio negócio, a Jacobs Engineering Company, que prestava serviços de consultoria para a indústria. Em 1956, a empresa conseguiu um dos seus maiores contratos de sempre, ao trabalhar para a construção de uma fábrica de alumínio de grandes dimensões para a empresa Kaiser Aluminium ($KALU). Este projeto obrigou a empresa de Jacobs a crescer rapidamente para poder concluir as suas obrigações contratadas. 

Desde então, ganhando contratos nas mais diversas áreas, a empresa foi acumulando experiência e expandindo as suas especialidades, sendo que, atualmente, está envolvida em quase todo o tipo de processos de planeamento e engenharia em cidades e organizações nacionais. A Jacobs Engineering Group tem hoje uma avaliação de mercado de aproximadamente 18 mil milhões de dólares, emprega cerca de 52 mil trabalhadores e pertence ao grupo das empresas Fortune 500

Atual CEO

O atual CEO da Jacobs Engineering Group é Steve Demetriou. Foi nomeado CEO em 2015, depois de passar também como CEO por um grande número de empresas, tais como a IMCO Recycling, a Aleris Corporation, a Noveon Inc., a Commonwealth Industries e a Lubrizol Advanced Materials. Tem ainda ligações com outras empresas ao participar na mesa de diretores da FirstEnergy Corp. ($FE) e da Exxon Mobil ($XOM).

Identificação do “Moat”

Para se saber se a Jacobs Engineering Group apresenta uma vantagem competitiva, ou “Moat”, dentro do seu mercado, deve-se observar a sua competição. Neste grupo, incluem-se empresas como a Raytheon Intelligence & Space da Raytheon Technologies ($RTX), a CACI ($CACI) ou a General Dynamics ($GD), entre outras. 

Como a Jacobs é uma empresa que opera em muitos ramos, é, por isso, uma empresa com considerável competição. Por essa razão, não se pode afirmar que a empresa tenha um “Moat” fácil de encontrar, já que algumas das empresas competidoras têm também avaliações de mercado muito superiores. 

Para se procurar melhor por um “Moat” deve-se analisar a taxa de crescimento de alguns parâmetros contabilísticos importantes, tal como explicado na publicação “Como conseguir identificar um forte Moat numa empresa?”. A tabela seguinte mostra precisamente essa taxa de crescimento dos parâmetros nos últimos 10 anos:

Fonte: Quick fs

Estes valores resultam da análise de relatórios “10-K” da empresa, acessíveis através do website Quick fs. Fazendo a média para os últimos 10 e 3 anos:

Fonte: Quick fs

Nos últimos 10 anos, apenas os Earnings Per Share – EPS e o fluxo de caixa operacional se encontram numa taxa superior a 10%, apesar dos restantes parâmetros não estarem longe desse valor. Por outro lado, nos últimos 3 anos, apenas o Return On Invested Capital – ROIC está abaixo do valor ideal mínimo de 10%. Isto poderá dever-se, como é referido no relatório “10-K” de 2020, à pandemia de Covid-19, uma vez que a empresa se envolveu na logística de distribuição de vacinas. De qualquer forma, estes números não mostram um forte “Moat”, mas ao mesmo tempo confirmam a solidez da Jacobs Engineering Group.

Cálculo do valor intrínseco

Para o cálculo do valor intrínseco da empresa, será seguida a explicação da publicação “Como calcular o valor intrínseco de uma empresa”. Pelo website Yahoo Finance, podemos obter o valor atual dos EPS, que corresponde a 3,50 dólares. A taxa de crescimento futura dos EPS está normalmente relacionada com a taxa de crescimento passada da Equity, sendo esta cerca de 8%, tal como calculado anteriormente.

Uma vez que a previsão dos analistas, no Yahoo Finance, aponta para um crescimento de 14%, iremos considerar uma perspetiva intermédia, assumindo um valor de crescimento de 11%. O valor do rácio Price to Earnings – PE é habitualmente cerca do dobro desta taxa de crescimento, pelo que assumimos que o rácio será de 22 (11 x 2). 

Com um retorno mínimo aceitável de 15%, podemos avançar para o cálculo do valor intrínseco. A estimativa da evolução dos EPS ao longo dos próximos 10 anos está representada na seguinte tabela:

Multiplicando o valor final de 8,95 dólares pelo valor do PE de 22, e fazendo o desconto anual de 15%, obtemos um valor intrínseco de aproximadamente 50 dólares. Sabendo que o preço por ação da Jacobs Engineering Group se encontra a rondar os 130 dólares, podemos afirmar que, à luz das estimativas apresentadas, as ações da empresa se encontram sobrevalorizadas.

No entanto, é preciso ter em conta que todos estes cálculos se baseiam apenas em estimativas, pelo que cada investidor é livre de ter visões diferentes de cada empresa. Desta forma, poderá chegar a conclusões diferentes caso se opte por uma aproximação mais otimista ou mais conservadora. 

De qualquer forma, para se investir é sempre necessário fazer pesquisas mais aprofundadas para que se perceba realmente o negócio da empresa, os pontos fortes e fracos de cada empresa. Sem essa pesquisa, as probabilidades de um mau investimento aumentam.

Autor: André Azevedo

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img